A pré-adolescência é uma das fases mais complexas para os jovens. O período é repleto de mudanças físicas e emocionais, além disso, a transição acaba envolvendo também alterações em suas relações sociais e escolares. Por isso, a presença ativa dos pais é fundamental para que o filho passe por esse período se sentindo seguro e acolhido.
Para as famílias também não é tão simples lidar com um pré-adolescente. Eles oscilam entre comportamentos ainda infantis com mudanças que apontam para o início da vida adulta. Nessa fase, o equilíbrio e a paciência são fatores essenciais para que a relação entre pais e filhos siga forte e tranquila.
Caso seu filho esteja na pré-adolescência e você ainda não sabe como pode apoiá-lo nessa transição, confira as dicas que reunimos na sequência deste artigo.
Segundo especialistas, a fase da pré-adolescência tem início a partir dos 10 anos e geralmente permanece até os 12 anos de idade. Esse período pode variar de criança para criança, mas é comum que nessa faixa etária a transição comece a aparecer e se intensifique com o passar dos anos.
Para enfrentar qualquer transição, os filhos claramente se sentem mais seguros quando os pais estão por perto, dando apoio e acolhimento. Claro que isso não vai ser sempre possível, afinal muitas jornadas serão superadas com autonomia, principalmente após a adolescência e início da vida adulta.
Mas, como na pré-adolescência a mudança ocorre quando os filhos são bem novos e ainda com muitos sentimentos e comportamentos da infância, é fundamental que os pais se façam presentes e estejam abertos a ajudar os jovens em todas as suas dúvidas e inseguranças.
Se coloque no lugar do seu filho: sabemos que a pré-adolescência é uma fase em que há instabilidade de humor e oscilação nos comportamentos, características que podem tornar o relacionamento mais difícil. Antes de cobrar determinadas posturas e criticar o jovem, procure se colocar no lugar dele e ter mais empatia ao lidar com essas mudanças.
Fique atento para identificar o momento certo de se aproximar e a hora de dar espaço: ao perceber essa mudança, é comum os pais tentarem ajudar os filhos a todo o momento. Porém, essa postura pode acabar pressionando o jovem. Tente perceber de forma natural quando o seu filho está aberto para falar sobre o assunto e também dê liberdade para que ele tenha seus momentos de reflexão. A dica é lidar com a situação de forma equilibrada e sem cobranças.
Invista no diálogo: ter alguém que você confia ao seu lado em uma fase de mudança é muito importante, por isso, mantenha com o pré-adolescente um canal de diálogo aberto. Conversem sobre assuntos variados, tente conhecer mais sobre a realidade e gostos do seu filho, apresente a ele também suas preferências e sejam amigos! Essa troca certamente contribuirá para que a transição para a pré-adolescência transcorra de forma tranquila e segura.
Entenda as dificuldades e sentimentos do seu filho: um problema simples pode parecer enorme para o pré-adolescente. Por exemplo, apresentar um trabalho para a turma pode gerar uma série de sensações diferentes nessa fase. Não minimize e nem critique seu filho, entenda que ele está passando por um turbilhão de sensações e permita acolhê-lo e aconselhá-lo de forma leve.
Você conferiu no artigo de hoje dicas de como apoiar o seu filho na fase de transição para a pré-adolescência. Confira também em nosso blog o post que mostra como a vida perfeita compartilhada no Instagram pode causar problemas emocionais nos jovens.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017
Deixe um comentário