No Ensino Médio os conhecimentos adquiridos até o Ensino Fundamental são consolidados, aprofundados e ampliados num processo que valoriza a aprendizagem ativa e significativa, tendo sempre o professor como facilitador.
Consideramos esta fase particularmente significativa para o aluno-adolescente, pois ele se encontra num período de maior desenvolvimento de sua sexualidade, as questões existenciais começam a borbulhar em sua mente, buscando a definição de seus valores sociais, a sua afirmação perante o grupo a que pertence, a sua vocação profissional, enfim, a sua identidade.
No Marupiara trabalhamos para que essa transição ocorra de uma forma harmoniosa e mais proveitosa para o aluno.
Do Ensino Fundamental II ao Médio, onde o aluno deixa de ter a referência do professor polivalente, todas as turmas passam a contar com o professor-tutor, atento às questões educacionais.
Representantes de classes são eleitos e assembleias são realizadas pelos próprios alunos para discutir assuntos específicos de cada turma, da escola, ou da comunidade, exercitando e formando, na prática, valores éticos de cidadania que não se aprendem apenas pelos livros escolares.
Nossa proposta valoriza e incentiva a abordagem interdisciplinar e contextualizada das várias disciplinas (Português, Matemática, Ciências, etc.), muito mais do que simplesmente a memorização. O conhecimento precisa ser compreendido, aplicado e relacionado, como vemos no desenvolvimento de projetos, nas discussões em sala, nos trabalhos de pesquisas e Saídas de Estudo do Meio, dentre outras atividades.
Assim, alicerçado numa base formada ao longo dos ciclos do Infantil ao Fundamental, o nosso aluno do Ensino Médio consolida as habilidades que serão fundamentais não apenas para enfrentar os mais concorridos vestibulares, mas, principalmente, para que o aluno possa se realizar em sua plenitude, superando, de forma saudável e com equilíbrio, os desafios que surgirem em sua vida.