Em 26 de agosto, aconteceu no Colégio Marupiara mais uma edição da Festa da Cultura Brasileira, cujo intuito é celebrar a riqueza cultural do Brasil, ressaltando a importância de cada uma das regiões do país e suas respectivas tradições.
O evento é resultado do trabalho dos estudantes, de Infantil ao Ensino Médio, juntamente a todos os professores, que se disponibilizam em ensinar aspectos da cultura brasileira e, em especial, dos professores Isabela Martins, Kandy Wirgues e Luciano Alves, que além de disseminar elementos de nossa cultura, também nos auxiliam na elaboração das coreografias apresentadas.
Iniciamos o dia com a turma de Infantil 1, que homenageou as regiões norte e nordeste dançando ciranda, já a turma de Infantil 2 representou o baião, retratando a cultura nordestina, caracterizados como cangaceiros.
No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as turmas retratam as seguintes representações regionais: Pau de fita, Frevo, Coco de Roda, Carimbó e Olodum. Enquanto as turmas do Fundamental 2 – Anos Finais, homenagearam o Boi-Bumbá, dançaram samba-enredo, maracatu e celebraram nossa herança cultural afro-indígena com o maculelê.
Por fim, as turmas do Ensino Médio também realizaram apresentações espetaculares para todos que estavam presentes. O 1º ano EM trouxe a quadrilha e encantou a todos, carregando nossa tradição e o folclore brasileiro. Já o 2º ano EM homenageou o Nordeste, evidenciando os cangaceiros, além de dançarem forró e xaxado. E para o encerramento, o 3º ano EM se apresentou com canto e dança, representando o Canto das lavadeiras e um samba-enredo, o qual ressalta a força e perseverança das mulheres de forma atemporal.
Além das apresentações de danças regionais, o evento contou com comidas típicas, incluindo barracas destinadas às turmas de Ensino Fundamental – Anos Finais ao Ensino Médio, além de uma decoração única, que expressava traços de Norte a Sul do Brasil através dos olhares de nossa equipe pedagógica e estudantes.
Texto de Daniela Cortez, Isabella Castilho e Laryssa Pfister.
Deixe um comentário