Já reparou que crianças, assim como adultos, anseiam tanto pelas férias, mas quando elas finalmente chegam os pequenos reclamam de tédio já no primeiro dia? Até mesmo no fim de semana, com a pausa da rotina, muitas vezes os filhos se queixam de que não têm nada para fazer. Alguns pais, na esperança de ocupar o tempo vago dos filhos, os aconselham a brincar com o tablet, assistir um filme ou alguma atividade relacionada à tecnologia.
Existem duas situações em que o tédio se manifesta: quando fazemos algo que não nos dá prazer por um longo período de tempo e quando não conseguimos encontrar algo que nos satisfaça.
No entanto, os pais não precisam ficar desesperados quando o filho reclamar de tédio. Apesar de ser um sentimento negativo, é quase inevitável não manifestá-lo em algum momento da vida. O tédio deve representar um tempo de independência da criança, no qual ela pode encontrar distrações de acordo com a sua vontade.
A seguir, vamos mostrar como surge o tédio nos filhos e como ele auxilia no desenvolvimento da criança. Confira!
Origem do tédio
Mesmo com uma infinidade de atividades, como brincar, assistir TV, ler livros e acessar a internet, em algum momento do fim de semana ou das férias a criança se encontra sem rumo.
Isso é o resultado de uma rotina regrada de compromissos, na qual tudo tem hora certa para ser realizado. Sem essa programação, o filho se sente perdido, pois ele mesmo tem que buscar alternativas do que fazer com o seu tempo livre, dando espaço para o tédio.
Deixar que as crianças tenham tempo para que possam encontrar algo que as satisfaçam é muito importante, pois desenvolve a criatividade e ajuda a criança a otimizar o seu próprio tempo. Porém, isso nem sempre é possível, já que a agenda dos pequenos é cada vez mais repleta de atividades.
Equilíbrio na rotina
Crianças sobrecarregadas de afazeres não têm tempo para desenvolver a criatividade de modo independente. O ideal é que o seu filho tenha um período para se desligar de tudo e deixar que o tédio tome conta, se transformando, na sequência, em tempo para descanso ou para buscar algo que realmente o interessa.
Estudos conduzidos por especialistas da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos. mostram que várias pausas no decorrer do dia, de 20 a 30 minutos, permitem que as crianças decidam o que fazer criativamente em seus tempos vagos.
O cérebro, quando passa por períodos de intensa atividade, “desconecta” algumas regiões ligadas a visão e ao processamento da linguagem, causando queda de atenção e do desempenho nas atividades. Por isso, é extremamente importante ter respiros na rotina.
Supervisão dos pais nos momentos de tédio do filho
Deixar que a criança decida por ela mesma o que fazer não quer dizer que os pais não precisam supervisionar essas ações. É interessante acompanhar e oferecer ferramentas para que o filho desenvolva o tempo ocioso em algo prazeroso e adequado à faixa etária. Por exemplo, montar um ambiente criativo e de descanso dentro de casa, deixando a disposição várias recursos, é uma maneira de direcionar a criança a se autoentreter.
Abordamos neste artigo o papel do tédio no desenvolvimento da criatividade e da autonomia dos filhos. Se você tem alguma dúvida sobre o tema, deixe a sua pergunta nos comentários abaixo que retornaremos em breve!
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017
Deixe um comentário