O processo de escolha da instituição de ensino na qual seus filhos estudarão é longo e difícil, pois o que ele viverá no ambiente escolar contribuirá não apenas para a sua formação acadêmica, mas também para a formação pessoal.
De acordo com a psicóloga e consultora educacional Rosely Sayão, para encontrar a escola de seus filhos, os pais devem refletir primeiro sobre como gostariam que seus filhos fossem educados. “Do ponto de vista prático, os pais devem visitar a escola primeiro e questionar amplamente a sua proposta pedagógica. Depois, é preciso analisar se a linha da escola é adequada aos valores da sua família e também ao temperamento da criança”, explica.
Além disso, ao escolher a escola mais adequada, é preciso selar com a instituição um elo de parceria, desenvolvendo um trabalho integrado que prioriza a construção de confiança mútua entre a escola, os pais e alunos, com foco em ações que promovam o aprendizado e a formação do estudante.
Também é importante que os pais e a escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem e criando cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que encontrarão no dia a dia ao longo da vida.
Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que eles se sintam mais motivados e tenham um melhor desempenho acadêmico.
Muitas vezes, pela correria do dia a dia, os pais acabam restringindo o contato com a vida escolar de seus filhos às reuniões bimestrais. No entanto, essa relação deve ir muito além, é importante que os pais busquem saber como é o convívio dos filhos com os professores e colegas, seu comportamento em sala de aula e o status de seu desempenho.
Do outro lado, a escola também precisa estar aberta a essa parceria, dando feedbacks contínuos aos pais, compartilhando problemas e se colocando prontos para atendê-los, uma vez estando unidos, pais e professores são mais efetivos na resolução de dificuldades e conflitos.
Para isso, a escola precisa orientar as famílias sobre como intervir em cada situação e como elas podem ajudar a solucionar os problemas de forma acolhedora. Em casos de dificuldades acadêmicas, os pais podem atuar com medidas complementares em casa. Se a criança tem dificuldade em matemática, por exemplo, é interessante promover momentos nos quais ela tenha contato com os números de forma lúdica, como contar as frutas da fruteira ou criando problemas matemáticos com situações do dia a dia.
A parceria entre a família e a escola proporciona impactos positivos não só para a formação do aluno, mas também traz vida ao cotidiano escolar. Mesmo com as agendas cheias, é importante que os pais separem um espaço para as reuniões, apresentações de trabalhos abertas à família, festinhas, eventos na comunidade, ações de voluntariado, entre outros programas promovidos pelas escolas. Essa parceria contínua é essencial para que a longa caminhada que é a formação integral do aluno seja completada da melhor forma possível, para os pais, educadores e, principalmente, para o estudante.
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Muito Bom. Adorei. Precisamos ter essa parceria porque é uma longa caminhada.. Obrigada ao colégio meus filhos estão adorando.
Gratidão!
Olá Debora, também somos gratos pela confiança depositada em nosso trabalho. Ficamos felizes em saber que seus filhos estão gostando do Marupiara. Abraços a toda família! 🙂