A instituição escolar, desde a sua criação, tem como missão fundamental transmitir o conhecimento acumulado pela humanidade ao longo de sua história. Desta forma, fatos históricos, algoritmos matemáticos, leis da natureza, a escrita de acordo com a norma culta vigente, entre outras questões, sempre foram objetos da aprendizagem.
Por muitos anos, esse conhecimento chegava aos alunos, predominantemente, pela voz dos professores. Este modelo atendeu às necessidades de uma época. No entanto, hoje em dia, os estudantes tem acesso à todo o conhecimento disponível na escola por uma simples pesquisa na internet. Por esse motivo, estaria a escola e os professores totalmente obsoletos no processo de ensino-aprendizagem nos dias de hoje?
Logicamente que não. Mas, com o passar do tempo, foi necessário criar um novo papel para a escola e os professores. O novo modelo de educação exige que a equipe pedagógica esteja ciente que, além de repassar o conhecimento, é preciso formar cidadãos críticos, com valores sólidos e conhecedores do seu papel na sociedade.
Seguindo esse princípio, o aluno precisa aprender a discernir as diferentes fontes de informação disponíveis para poder, com critérios claros, buscar aquelas que são, de fato, confiáveis. Ao mesmo tempo, devem aprender a relacionar o conhecimento das diferentes disciplinas, descrever os fatos, levantar hipóteses a respeito de um fenômeno natural, saber deduzir uma expressão matemática ou comparar determinado fato histórico com a realidade atual.
A esse conjunto de ações denominamos, atualmente, de conteúdos procedimentais, no campo cognitivo do aluno. Ou seja, o saber fazer a partir do conhecimento dos conteúdos conceituais. Sendo assim, o conhecimento acumulado pela humanidade continua sendo trabalhado nas salas de aula em conjunto com procedimentos essenciais para os dias de hoje.
Ao trabalhar com ações pedagógicas nos campos conceitual e procedimental, visando discutir a preservação do meio ambiente, por exemplo, a escola só terá o retorno positivo desta ação se conseguir transformar os alunos em termos atitudinais.
Essa transformação vai desde às questões mais simples, como reciclar o lixo em casa, até as mais complexas, em termos mundiais. Desta forma, o trabalho da escola e do professor visa, também, a construção de um jovem com atitudes refletidas e valores bem constituídos, fatores determinantes para o desenvolvimento de normas positivas de conduta.
Diversas atividades pedagógicas levam a reflexões e ao entendimento crítico de situações que fazem parte do cotidiano dos alunos, bem como da sociedade mundial. A leitura de textos literários, por exemplo, permite a discussão de temas transversais e aposta na identificação dos alunos com os personagens das narrativas a fim de ampliar a capacidade de reflexão. Já o trabalho com situações-problema estimulam os estudantes a pensarem sobre a complexidade das relações e dos afetos, e a elaborar estratégias de ação.
Por fim, um outro ponto interessante para levar os alunos à reflexão e ressaltar a importância do papel de cidadãos, é o trabalho voluntário, como os projetos sociais ou socio-ambientais que proporcionam o desenvolvimento da capacidade de cooperação e de argumentação com base na realidade.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017
Essa é a Educação que acredito! Ternura e Sabedoria é a Educação do século XXI!
Olá Eliana, nosso sonho-pensamento é compartilhar ainda mais a ternura e sabedoria que dão significação ao nosso nome e tudo o que somos como Marupiara. Gratos pela parceria de sempre. Abraço a você e toda família!