Nos dias de hoje, ser bilíngue é um ponto importante para quem quer buscar boas oportunidades no mercado de trabalho, principalmente quando a segunda língua de fluência é o inglês. Ao dominar o idioma, além das vantagens profissionais, há também a liberdade de viajar sem se preocupar com as fronteiras da língua, já que em muitos países as pessoas falam ou entendem o inglês.
Mas, será que aprender inglês na infância é a melhor escolha? Isso facilita ou atrapalha o aprendizado da língua materna? A criança pode crescer sem dominar nenhum dos dois idiomas? Não é melhor esperar a alfabetização completa em português para começar o contato com uma segunda língua?
Essas e uma série de outras dúvidas fazem parte do dia a dia das famílias com filhos em fase escolar e que desejam incluir o inglês nas atividades das crianças. Se você também já teve esses questionamentos, confira a seguir alguns pontos que mostram se o inglês na infância pode ou não atrapalhar o aprendizado da língua materna.
Uma das dúvidas mais comuns quando a criança inicia a alfabetização em dois idiomas diferentes tem a ver com a gramática. Cada língua tem suas regras e especificidades e pode parecer difícil para um aluno tão pequeno conseguir internalizar todas essas informações quase ao mesmo tempo.
Mas, é importante frisar que o cérebro da criança está em pleno desenvolvimento e é totalmente capaz de entender que as regras gramaticais do inglês e do português são distintas. É completamente possível para os pequenos aprender e identificar esses pontos sem grandes problemas. Claro que o avanço de um tema tão complexo como a gramática segue de forma gradual, respeitando a faixa etária da criança.
O aprendizado do inglês desde a infância garante uma internalização efetiva e natural da língua, pois a criança não diferencia, em sua cabeça, que “dog” quer dizer “cachorro”, mas, sim, integra essa palavra ao seu vocabulário. Trocas durante o processo de alfabetização podem acontecer, mas não prejudicam o aprendizado da língua materna.
Como mencionado no tópico acima, o cérebro infantil tem plasticidade e está pronto para assimilar novas informações e receber novos estímulos a todo o momento. A criança tem total abertura para aprender dois idiomas ao mesmo tempo e muitos estudos comprovam que a infância é o melhor período para aprender novos idiomas, pois a capacidade de absorção é diferenciada.
É comum as pessoas ficarem perguntando o que significa tal palavra quando um jovem ou adulto inicia um curso de inglês. Além da cobrança externa, há também a cobrança do próprio aluno em “mostrar resultados”. Mas, esse processo de aprendizagem fica muito mais leve quando é iniciado ainda na infância.
Para as crianças, esse aprendizado se torna algo divertido, pois são muitas descobertas durante as aulas. Os pequenos também não ficam com aquela vergonha de falar em outro idioma tão comum entre os mais velhos, com isso a conversão e o aprendizado das pronúncias segue tranquilamente na infância.
No artigo de hoje, mostramos que aprender inglês na infância não atrapalha no aprendizado da língua materna, pelo contrário, oferece uma série de ganhos para a criança, contribuindo para o seu desenvolvimento intelectual e social. Para continuar por dentro de dicas sobre educação, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017
Deixe um comentário