Numa instituição de ensino de ponta, cada atividade é trabalhada com a preocupação de que ofereça oportunidades de crescimento e aprendizagem. Desde a Educação Infantil, é importante a escola estabelecer as bases para a formação de cidadãos preocupados com o incentivo e o auxílio ao desenvolvimento das pessoas ao seu redor.
Desta forma, a tradicional escolha de um representante de classe, algo aparentemente banal, pode se transformar em um rico processo que permite aos alunos exercitarem habilidades e compreenderem questões de cidadania.
O processo de representação de classe não pretende somente escolher qual aluno irá representar uma sala. Inserido dentro de um contexto pedagógico, a eleição do representante busca despertar nos alunos o senso crítico, a observação e a análise de pontos positivos e negativos a serem considerados na escolha e na atuação de um líder na sociedade, contextualizando a questão para o âmbito escolar, dentro de um campo de atuação delimitado às preocupações e necessidades levantadas pelos estudantes.
A representação de sala é aplicada, geralmente, a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental, com intuito de estimular a reflexão sobre o perfil de um bom representante, a partir do papel que ele desempenha junto à sua comunidade, no caso, seus colegas de classe, e na interface desempenhada por eles junto à coordenação da escola.
Durante o processo de eleição dos representantes de sala, os educadores devem promover reflexões sobre os direitos e deveres dos eleitores e candidatos..É interessante que o processo siga várias etapas, quase idênticas às de um período eleitoral real. Candidatos são definidos, propostas são apresentadas e plataformas de representação são construídas.
Para internalizar ainda mais o perfil cidadão do estudante, é recomendável que a escolha dos representantes seja definida em uma eleição direta, realizada pelos próprios alunos, sob a supervisão de seus professores.
Durante este período, os estudante são desafiados a exercerem habilidades comunicacionais – como a argumentação – e relacionais, como a articulação, a empatia e o relacionamento com seus concorrentes nas diferentes etapas da campanha.
A escola e a família são responsáveis pela formação do aluno-cidadão, já que a ideia de participação social precisa ser permanentemente estimulada na criança ou jovem. No âmbito escolar, além das eleições de representantes de classe, a cidadania, os valores morais e éticos devem ser promovidos durante a rotina escolar, através de atividades pedagógicas focadas nos conteúdos atitudinais.
Por meio da exposição de situações-problema, por exemplo, as crianças e os jovens são convidados a refletir sobre a complexidade das relações e dos afetos e a elaborar estratégias de ação para minimizar alguns conflitos. A participação ativa em trabalhos voluntários ou em projetos sociais também são ótimas atividades que proporcionam o desenvolvimento da capacidade de cooperação e de argumentação com base na realidade.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017
Deixe um comentário