Os bebês e as crianças são dependentes dos pais para muitas coisas. No início, os pais ajudam em praticamente tudo, alimentação, higiene e até no brincar. No entanto, é interessante que, com o passar do tempo, a autonomia infantil seja desenvolvida, pois ela representa uma condição imprescindível para a construção da personalidade da criança, permitindo que, futuramente, ela possa resolver conflitos de forma crítica e assertiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional, a autonomia é “a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro”. Sendo assim, saber se vestir, se alimentar e guiar os próprios cuidados de higiene são exemplos de autonomia infantil, que, aos poucos, tornam a criança competente para atuar no mundo em que vive.
A autonomia não está apenas relacionada a habilidade de fazer as coisas por si mesmo, mas, também, está diretamente ligada ao desenvolvimento da consciência moral, possibilitando que os indivíduos façam escolhas, tomem decisões e busquem por seus sonhos e desejos.
Por ser tão importante para a formação integral do aluno, a autonomia precisa ser estimulada em casa, pelos pais, e também na Educação Infantil, com o acompanhamento dos educadores. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios em formar crianças autônomas. Confira!
Autonomia em casa
Muitos pais, na ânsia de cuidar e de proteger seus filhos, acabam não permitindo que a criança passe no dia a dia por situações que ajudam a promover a autonomia. Dependendo da idade, a mudança de alguns hábitos é interessante para que o filho comece a ter mais liberdade em sua rotina. Ensinar a criança, a partir de dois anos, a se alimentar sozinha, a pedir água quando sentir sede ou ir ao banheiro quando tiver vontade são hábitos recorrentes na vida dos pequenos e que muitos pais acabam interferindo e não dando autonomia para que eles realizem essas ações sozinhos.
Esse estimulo da autonomia em casa ajudará a criança a se adaptar mais rapidamente quando ingressar na escola, pois ela já sabe como guiar as suas próprias necessidades sem que um adulto precise estar a todo o momento presente. Claro que nessa faixa etária a presença dos educadores e pais enquanto a criança come, bebe ou vai ao banheiro, por exemplo, é importantíssima, já que elas precisam ser supervisionadas para que fiquem em total segurança.
Internalização de regras e hábitos
De acordo com os estudos do cientista suíço, Jean Piaget, a criança tem raciocínio diferente dos adultos e a inserção de regras, valores e símbolos acontece de forma gradual, até que se alcance a maturidade psicológica.
Segundo Piaget, nos primeiros anos de vida, as crianças conferem legitimidade as regras e valores determinados pelos adultos, já que elas mantêm vínculos afetivos com eles – especialmente pais e educadores. Nesse sentido, somente quando a criança domina a chamada moral autônoma é que ela conquistou a maturidade necessária para compartilhar regras e discuti-las com as outras pessoas.
Por isso, durante toda a Educação Infantil, é importante encorajar o aluno a realizar pequenas ações individuais e estimulá-lo a se socializar com os colegas. Nesta etapa, é muito importante explicar todas as ações de cuidado e valorizar quando a criança expressar suas preferências. Outro ponto importante para que os pequenos internalizem os hábitos e as regras da escola é demonstrando insatisfação quando a criança tiver uma atitude diferente das regras e combinados estabelecidas com o grupo, assim ela perceberá que o comportamento que teve não foi adequado para aquele ambiente.
Cidadãos conscientes
Com o passar todos anos, as crianças vão aprimorando cada vez mais a autonomia, principalmente sobre a capacidade de fazer escolhas. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, “o exercício da cidadania é um processo que se inicia desde a infância, quando se oferecem às crianças oportunidades de escolha e de autogoverno”.
Diante dessa realidade, pais e educadores que centralizam as decisões estão, na verdade, impedindo que a criança desenvolva aprendizagens relacionadas a identidade e a autonomia. Para a terapeuta ocupacional Lara de Paula Eduardo, em entrevista ao portal Educar para Crescer, “estimular uma criança a fazer suas próprias escolhas é diferente de deixá-la mandar”, explica a especialista.
Por isso, atividades como a organização da sala de aula ou dos brinquedos em grupo, com cada aluno ocupando uma função, proporciona momentos importantes para o desenvolvimento da autonomia e da socialização, despertando nas crianças a consciência de que todos nós temos que exercer o nosso papel de cidadãos na sociedade, começando em casa e na escola.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017
Deixe um comentário