Quando um professor precisa descrever os melhores alunos de uma classe, é comum ele eleger algumas características presentes nesses estudantes, como curiosidade, persistência, organização, criatividade e autonomia. Muitas vezes, essas importantes habilidades não são trabalhadas intencionalmente na sala de aula.
Mas essa realidade está mudando pouco a pouco. Isso porque as competências socioemocionais e a aprendizagem por meio de emoções e habilidades sociais vem sendo cada vez mais explorada pelas escolas.
Estudos comprovam que competências não-cognitivas têm uma influência positiva na vida escolar de crianças e jovens, pois a autoconfiança, a motivação e as expectativas levam, por exemplo, a um melhor domínio da língua materna. Além disso, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ayrton Senna, estudantes responsáveis, organizados e focados conseguem aprender em um ano letivo cerca de um terço a mais de matemática do que os colegas.
A seguir, vamos mostrar maneiras de ensinar habilidades socioemocionais para as crianças, visando uma formação integral do aluno.
Para dar início ao trabalho com essas habilidades, é interessante que o professor ensine os alunos, ainda na Educação Infantil, a nomear e a identificar os seus próprios sentimentos. Atividades como contação de histórias, músicas e até meditação ajudam nesse processo.
Para trazer as emoções e os sentimentos para a sala, não é preciso planejar uma aula “sobre” habilidades, na verdade, as atividades propostas, realizadas em contextos autênticos, devem permitir que o aluno desenvolva a habilidade ao mesmo tempo em que assimila o conteúdo e vice-versa.
Na Educação Infantil, por exemplo, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais ocorre diariamente nas atividades em conjunto. Nessas ocasiões, os educadores estimulam o comportamento educado e atencioso da criança com os amigos e professores, os ensinam a dividir os materiais e brinquedos com o grupo, a respeitar as diferenças e esperar o tempo certo para cada coisa. Esses são apenas alguns exemplos de como trabalhar as habilidades de forma consistente com as crianças.
O próprio adulto, seja ele pai, mãe ou educador, precisa ser um modelo para o pequeno. Por exemplo, se o objetivo for ensinar autocontrole para a criança e os adultos reagirem com estresse quando estiverem diante de um problema, é bem provável que o pequeno internalize esse comportamento, optando pelas birras sempre que estiver em uma situação contrária a sua vontade.
Como vimos, as habilidades socioemocionais são fundamentais para a formação integral do aluno. Especificamente sobre o impacto delas no aprendizado, podemos destacar a autorregulação e a capacidade de gerir pensamentos, sentimentos e comportamentos. Tudo isso possibilita que o estudante preste atenção nas aulas, lembre de regras e informações e saiba controlar os seus impulsos dentro e fora da escola.
No artigo de hoje, mostramos as principais maneiras de ensinar habilidades socioemocionais para as crianças e também apresentamos as vantagens que esse trabalho traz para o aprendizado dos pequenos. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, veja também em nosso blog o post que aponta os benefícios de aprender a falar inglês ainda na infância.
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