TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como integrar melhor os alunos e acabar com o Bullying

Como integrar melhor os alunos e acabar com o Bullying I Marupiara

Respeito e afetividade: a união perfeita contra o Bullying

Apelidos, brincadeiras “sem graça”, perseguição, intolerância às diferenças e chacotas. Essas palavras podem definir o Bullying – termo que vem do inglês “bully”, que se refere a pessoas que intimidam, agridem ou se aproveitam de outras pessoas. Este importante assunto vem sendo muito debatido nas comunidades escolares atualmente e, com o avanço da internet, a prática do Bullying também ganhou uma versão digital, o Cyberbullying.

No entanto, o local mais comum para os atos de Bullying ainda é na escola, ambiente no qual as crianças e jovens convivem diariamente e traçam seus primeiros laços de amizade e “desamizade”.

É comum que a criança ou jovem que sofre Bullying se isole e tenha queda no rendimento escolar, podendo desenvolver, também, problemas psicológicos. Já o agressor, busca se destacar entre os amigos, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo.

E é nesta complicada realidade que entra o desafio dos educadores do século XXI: Como integrar os alunos e acabar com o Bullying dentro e fora da escola?

A escola não é um ambiente voltado apenas para o ensino formal, é também participante ativa da formação do cidadão, ao promover a aprendizagem dos direitos e deveres, da amizade, da cooperação e da solidariedade. Por isso, trabalhar questões educacionais importantes, como o combate ao Bullying e a valorização do respeito, contribui para a formação de alunos capazes de fazer a diferença, buscando uma sociedade mais humanitária e justa.

Para ensinar valores e orientar os alunos, é preciso muito mais do que uma aula, é necessário planejar e colocar em prática ações que envolvam professores, pais e, principalmente, os próprios alunos.

Sendo assim, promover e estimular a comunicação entre os estudantes e educadores em sala de aula, e desenvolver atividades que despertem nos jovens o sentimento de importar-se com outro, por meio do desenvolvendo de relações afetivas, baseadas na escuta, apoio mútuo, vínculo interpessoal positivo e na cooperação, são boas maneiras para promover a integração de todos.

É importante também ressaltar aos jovens, que todos nós somos diferentes e, para convivermos bem em um grupo, é preciso conhecer e respeitar a alteridade do próximo. Ao levar o aluno a essa reflexão e o estimulando cada vez mais a manter uma relação de respeito com os colegas, seja na escola ou não, os ataques de Bullying certamente serão reduzidos ou até eliminados.

Outra boa maneira de prevenir ou combater o Bullying é trazer a questão para as pequenas ações do dia a dia vivenciadas na escola, como, por exemplo, acolher um aluno que acabou de ingressar no colégio. Esta simples ação incentiva a solidariedade, a tolerância e a generosidade dos estudantes.

De acordo com Maria Tereza Maldonado, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e especialista em Bullying, criar “contratos de convivência”, nos quais se discute claramente o que é aceitável e o que não é nos relacionamentos que ocorrem no ambiente escolar, e colocar consequências, tais como reparação dos danos, quando os “acordos de bom convívio” não são respeitados, também é uma maneira efetiva de prevenir o Bullying nas escolas.

E como não podia deixar de ser, a parceria entre a escola e a família é extremamente importante para que essas práticas de tolerância, respeito e abertura para compartilhar sentimentos sejam levadas também para as relações fora do ambiente escolar.

2 COMMENTS

  • IVANA CURI DOUTEIRO disse:

    Meu filho estudou no Colégio Marupiara dos 2 anos e meio até concluir o ensino médio. Passou no vestibular em quatro universidades públicas, sendo UNICAMP, onde estuda atualmente Engenharia Mecânica, USP em engenharia elétrica, São Carlos e Federal do ABC. Só tenho a agradecer a todos do colégio que me ajudaram a formar um garoto e um jovem interessado nos estudos e mais, humano, amigo, amistoso, um rapaz do bem, que quer viver a juventude como todos os jovens mas longe das coisas ruins e buscando o sucesso através dos estudos e de seu comportamento social. Obrigada a todos! como diretora escolar que sou, eu não poderia ter escolhido um colégio melhor.

    • Marupiara.Net disse:

      Olá Ivana, gratos por suas palavras. Compartilhamos de sua felicidade nas conquistas de seu filho, e muito nos alegra saber que de alguma forma contribuímos para a formação dele, tendo como frutos todas as virtudes descritas por você. Que sempre tenham muito sucesso! E, sempre que possível, venham nos visitar. Abraço a toda família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Single Event Page

This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.

Today Upcoming Events

No upcoming events for today

15 Next Events

No upcoming events for today

Free Aftersales Support

We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.

Visit Support Forum

Customization Services

We provide WordPress customization services some of which are:

  • Theme install and set-up
  • Responsive development
  • Custom page templates
  • Custom plugin development
  • Custom theme and icons design

Blog Categories

Pin It on Pinterest

Share This