TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Alunos e redes sociais: Essa combinação é possível na escola?

alunos-e-redes-sociais

As crianças e os jovens que hoje estão em fase escolar já nasceram na chamada “Era Digital” e não conhecem o mundo sem o uso das tecnologias. No dia a dia desses estudantes, dispositivos como tablets e smartphones são itens essenciais para que eles consigam se manter conectados e interagindo com seus colegas, reais e virtuais.

Diante desse panorama, as redes sociais são o principal atrativo para os nativos digitais. De acordo com a pesquisa Digital in 2016, da We Are Social, o Facebook e o Whatsapp são as mídias mais utilizadas pelos brasileiros. O Facebook lidera o ranking com 103 milhões de usuários no país. Já o aplicativo de troca de mensagens instantâneas, Whatsapp, é utilizado diariamente por 30% da população.

Esse comportamento cada vez mais enraizado vem mudando, também, a relação das instituições de ensino com as tecnologias. Mas, a combinação alunos e redes sociais atrapalha o desempenho escolar? Os colégios devem proibir o uso desses recursos na sala de aula? É possível unir as redes sociais ao processo de ensino-aprendizagem?

Para esclarecer essas e outras dúvidas, desenvolvemos o artigo a seguir que aborda a relação entre alunos, escola e redes sociais. Confira!

Proibição X Conscientização

Com a presença cada vez mais frequente dos dispositivos móveis dentro do ambiente escolar, pais e educadores lidam todos os dias com a seguinte dúvida: proibir o uso de celulares na escola ou conscientizar os alunos para o uso adequado?

Há leis estaduais que proíbem o uso dos aparelhos em sala de aula em instituições públicas de ensino. Mas há muitos debates sobre a efetividade dessa proibição. Quando pensamos em uma educação de excelência, logo associamos com um processo de ensino-aprendizagem que leve em conta as vivências dos alunos, tornando o ato de aprender mais significativo e próximo da realidade dos jovens.

Sendo assim, proibir a utilização dos smartphones e redes sociais no colégio abre um grande abismo entre a realidade que a criança e o jovem vive em casa com a que lhe é oferecida na escola. É por isso que um dos grandes desafios da educação do século XXI é o de ensinar os estudantes os momentos adequados de utilizar o celular na escola, enfatizando que em algumas ocasiões é necessário deixar o dispositivo de lado e focar sua atenção na aula.

Escola, alunos e redes sociais, é possível uma união a favor da aprendizagem?

Como abordado anteriormente, a melhor alternativa não é proibir o uso dos celulares e redes sociais em sala de aula, pois essa restrição acaba criando um afastamento da realidade em que vivem os alunos. No entanto, a tarefa de conscientizar os jovens sobre o momento certo de utilizar esses recursos não é nada fácil.

Por isso, uma alternativa interessante e igualmente complexa é a de integrar essas ferramentas ao processo educacional. As mídias sociais podem, por exemplo, serem incorporadas como uma plataforma para a troca de informações e aproximação do professor com os alunos. Porém, para que os estudantes entendam que os objetivos dessas ferramentas mudam um pouco dentro do ambiente escolar, é importante que os professores definam regras e combinados para o uso desses dispositivos na escola. Essa aproximação com o cotidiano dos estudantes ajuda a criar um elo de confiança entre os jovens e os educadores, além disso, os problemas de uso inadequado de celulares e redes sociais na escola passam a ser cada vez mais pontuais e deixam de comprometer o progresso da aula.

Mas, para chegar a esse consenso, é necessário que os professores estejam preparados. De acordo com o especialista em mobile learning e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Marcos Alexandre de Melo Barros, em entrevista ao jornal Estadão, o uso de celular na escola deve passar, primeiro, por uma formação do educador. “É importante preparar esse professor para ver o aparelho como aliado. O aluno pode pesquisar e coletar informações específicas da aula. Como hoje acabam usando o aparelho para brincadeiras, sem contexto educacional, fica mais fácil proibir”, explica o especialista.

Para que a combinação alunos, escola e redes sociais seja saudável e promova uma aprendizagem significativa, é necessário empenho e formação dos educadores. Na tarefa de conscientizar os alunos, os pais também têm um papel importante e podem trazer esse tema para ser conversado em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Single Event Page

This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.

Today Upcoming Events

No upcoming events for today

15 Next Events

No upcoming events for today

Free Aftersales Support

We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.

Visit Support Forum

Customization Services

We provide WordPress customization services some of which are:

  • Theme install and set-up
  • Responsive development
  • Custom page templates
  • Custom plugin development
  • Custom theme and icons design

Blog Categories

Pin It on Pinterest

Share This