TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

2022: conheça as tendências e impactos da pandemia na educação

Estamos encerrando mais um ano letivo repleto de desafios e muitas adaptações. Por conta da pandemia de Covid-19, 2021 ainda foi ano em que tivemos que lidar com o distanciamento social e medidas de segurança para conter o avanço do vírus. Também tivemos a retomada do ensino presencial nos últimos meses e entramos no período de análise dos impactos e tendências que a pandemia trouxe para a educação.

Na sequência deste artigo, reunimos alguns pontos importantes para refletirmos sobre a educação no próximo ano, que certamente será repleta de desafios e oportunidades. Acompanhe!

Olhar individualizado para cada aluno

Por mais que esse já fosse um objetivo compartilhado pelas instituições de ensino, com a pandemia e o ensino remoto, os educadores tiveram que se esforçar ainda mais para olhar individualmente as necessidades dos alunos.

Nem todos se adaptaram da mesma forma e ao mesmo tempo. Respeitar as particularidades de cada um sempre foi essencial. Agora, nessa retomada e com o ano letivo de 2022 chegando, é preciso entender se o estudante ficou com alguma lacuna, se precisa de suporte específico em alguma área ou se está pronto para seguir no seu processo de formação.

Esse período requer dedicação dos professores e uma aproximação ainda maior com os alunos. Com diálogo e transparência, é possível reduzir significativamente os impactos gerados pela pandemia.

Tecnologia: aliada no pós-pandemia

Os alunos já são familiarizados com os recursos tecnológicos, mas com a pandemia o uso na área de educação se tornou ainda mais forte. Os dispositivos e a internet deixaram de ser apenas ferramentas complementares para se tornarem grandes aliados dos estudantes nos dois últimos anos.

Diante desse cenário, dos avanços tecnológicos voltados para a área de educação e do bom desempenho dos alunos, é fácil perceber que uma das tendências para 2022 é continuar utilizando esses recursos no processo de ensino-aprendizagem. O desafio, entretanto, é aplicá-los de maneira estratégica nas aulas presenciais e durante as atividades em casa.

Alunos no centro da aprendizagem

Um outro ponto importante e que merece a reflexão de todos os envolvidos na formação integral dos estudantes tem a ver com o papel de protagonista que os alunos assumiram nos últimos dois anos. Por mais que a escola e os professores disponibilizassem todo o suporte necessário, o novo formato de aprendizagem acabou colocando o aluno no centro.

Organização, autonomia e senso crítico foram algumas das habilidades treinadas constantemente durante o ensino remoto e que hoje se refletem no novo perfil dos estudantes.Nesse sentido, as instituições de ensino precisam avaliar em 2022 suas metodologias e práticas, pois é fundamental levar em consideração que muitos alunos seguirão de forma mais autônoma no próximo ano letivo.

No artigo de hoje, reunimos algumas tendências e impactos que a pandemia trouxe para a educação e que certamente irão influenciar alunos, escolas e pais em 2022. Se você gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar as futuras publicações do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Single Event Page

This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.

Today Upcoming Events

No upcoming events for today

15 Next Events

No upcoming events for today

Free Aftersales Support

We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.

Visit Support Forum

Customization Services

We provide WordPress customization services some of which are:

  • Theme install and set-up
  • Responsive development
  • Custom page templates
  • Custom plugin development
  • Custom theme and icons design

Blog Categories

Pin It on Pinterest

Share This