Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Volta às aulas: Dicas para as crianças retomarem a rotina escolar com tranquilidade

volta as aulas

Passadas as festas de fim de ano e as esperadas férias de janeiro, chega a hora de voltar à rotina. Não é só os adultos que têm que se readaptar ao retorno ao trabalho, as crianças e os jovens também precisam se preparar para o início do ano letivo.

Esse processo envolve algumas mudanças na rotina do estudante e para que essa transição seja feita de maneira tranquila, listamos a seguir algumas dicas que os pais podem aplicar em casa antes do término das férias. Confira!

1 – Planeje os novos horários

Viagens, passar a madrugada acordado na casa dos amigos e cinema no meio da semana são algumas das atividades que fazem parte da rotina de férias das crianças e dos adolescentes. Neste período, eles saem totalmente da rotina de horários que seguiam quando estavam estudando, o que torna a adaptação escolar mais difícil.

Por isso, os pais devem começar a organização do calendário escolar alguns dias antes do começo das aulas, garantindo que a criança entre no ritmo de maneira natural e progressiva. O recomendado é que o filho comece a seguir os horários da nova rotina com pelo menos cinco dias de antecedência do início das aulas.

2 – Organize o material escolar e o uniforme

Uma das maneiras de estimular a criança a voltar a rotina escolar é organizando junto com ela os materiais e o uniforme, deixando tudo pronto para o retorno. Mostrar livros novos, cadernos e demais itens despertam a curiosidade do que será aprendido no novo ano letivo e, ainda, faz com que os alunos antecipem o contato com o mundo escolar.

Também é interessante aproveitar esses momentos para ensinar o filho a arrumar a mochila e o seu cantinho de estudo, tarefas que estimulam a independência e a organização dos jovens estudantes.

3 – Ano novo, escola nova e muitos desafios!

Se voltar às aulas depois das férias é uma tarefa que exige planejamento para os pais, imagine quando o ambiente escolar, amigos e professores são novos? A dica aqui é simples, apresentar a escola e todas as mudanças que o novo ambiente oferecerá para o estudante antes mesmo do início das aulas regulares.

Segundo a psicóloga Elisabeth Gelli, especialista em educação, os pais devem estimular a familiarização da criança com o novo espaço. Durante entrevista ao site GNT, Elisabeth conta que “é preciso levar os filhos para visitar a escola com antecedência. Assim eles poderão conhecer os professores, salas de aula e ainda os ambientes próprios para o lanche, os esportes e o recreio”, afirma.

4 – Mostre para o seu filho que aprender é divertido

Para que o período de transição das férias com a volta às aulas seja tranquilo, é importante os pais valorizarem o ato de aprender também durante os momentos de descanso do filho. Jogos de tabuleiro, idas ao zoológico, viajar para a praia ou  visitar o jardim botânico são exemplos de atividades ricas de aprendizados e descobertas, unindo lazer e diversão para todas as idades.

Além disso, essas saídas durante as férias despertam a curiosidade dos estudantes e, com a parceria dos pais, é possível mostrar para criança que aprender não é um fardo, mas sim algo prazeroso e  presente no nosso dia a dia, dentro e fora da escola.

E passado o começo das aulas, é interessante que os pais reservem pelo menos 30 minutos por dia para conversar com seus filhos sobre a rotina, conferir o caderno e dialogar com a criança sobre o que ela aprendeu. Essa aproximação mostra que a família valoriza o esforço do aluno, sendo mais um estímulo para ele seguir bem nos estudos.

Se você conhece outras dicas que ajudam na readaptação dos filhos à rotina escolar, conte para nós a sua experiência nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This