Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Seu filho está em fase de alfabetização? Veja como incentivá-lo em casa

alfabetizaçao

Para as crianças, a fase de alfabetização representa um dos momentos mais interessantes da trajetória escolar, pois eles estão diante de descobertas constantes e isso acaba sendo um ponto de estímulo para os pequenos. Apesar dessa animação, o processo de alfabetização não é nada fácil para os alunos.

Em um curto espaço de tempo eles têm que internalizar aprendizados que os acompanharão por toda a vida. Além disso, os pequenos estudantes passam por mudanças impactantes nessa fase, pois deixam a rotina da Educação Infantil para assumir novas responsabilidades no Ensino Fundamental.

Por se tratar de uma fase intensa e extremamente importante para a formação do aluno, é interessante que os pais  promovam ações em casa para estimular os filhos durante o processo de alfabetização. Para ajudá-los nessa missão, listamos abaixo algumas dicas  que podem ser aplicadas facilmente na rotina da família. Confira!

Leitura: um hábito da família

Uma etapa importante durante a alfabetização é o estímulo à leitura. Por mais que os pequenos tenham contato com os livros diariamente na escola, é interessante que em casa os pais a tornem um hábito. Mesmo com a rotina agitada, é possível destinar alguns minutos  todos os dias  para ler uma história adequada à faixa etária do seu filho. Essa atividade por ser realizada antes da criança dormir ou mesmo durante a interação da família nos finais de semana.

Mas é importante os pais participarem ativamente dessa atividade, tornando o ato de ler algo prazeroso para ambos. Quando os filhos estão sendo alfabetizados, uma maneira valiosa de aumentar o interesse deles pelos livros é estimulando a imaginação dos pequenos durante a leitura. Para isso, é preciso que os pais invistam em uma interpretação divertida, “mergulhando” com o filho na história.

Outra maneira de contribuir para o desenvolvimento da leitura do filho é incentivando que ele leia placas de trânsito, outdoors, rótulos de produtos e até mesmo as legendas do seu desenho ou filme favorito.

Estimulando a escrita no dia a dia

Vimos que incentivar a leitura da criança é importante na fase de alfabetização, e o mesmo acontece com a escrita. Os pequenos não devem associar o ato de escrever apenas com as atividades escolares. Eles precisam compreender que a escrita faz parte do nosso dia a dia. Para estimular o seu filho, é interessante sugerir que ele crie um diário contando as situações que vivenciou na escola e em casa.

No início, é comum que a criança apresente dificuldades para escrever frases completas, além dos constantes erros de grafia. Ajudá-los com essas dificuldades é importante, mas sem cobranças exageradas que possam afastar o interesse da criança pela atividade.

O estímulo a escrita também pode estar presente em tarefas do dia a dia, por exemplo, nos recadinhos para a família e na lista de produtos que devem ser comprados no supermercado.

A família também pode convidar o filho para nomear os materiais escolares, atividade comum no início e no meio do ano letivo. Para incentivar a escrita, os pais podem escrever o nome do filho e a série em um papel e pedir que ele repita o processo nas etiquetas dos cadernos e livros. Não importa se o pequeno esteja apenas copiando as informações, pois a intenção é fazer com que ele desenvolva a escrita cursiva nessa atividade.

Hoje, apresentamos dicas que os pais podem aplicar no dia a dia para ajudar os filhos que estão em fase de alfabetização. Se você quer ampliar os seus conhecimentos sobre o tema, veja também em nosso blog o post que mostra como a família pode ajudar o filho a manter a concentração durante a lição de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This