Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Quarentena: como conciliar trabalho, filhos e ensino à distância?

minimizar impacto

A quarentena iniciada em março mudou a rotina de milhares de famílias em todo o país. Em casa, os pais se viram diante do desafio de conciliar trabalho remoto, cuidado com os filhos e o ensino à distância. Em um período repleto de incertezas, a junção dessas importantes atividades pode causar ansiedade e estresse.

Dar conta de tudo e ainda projetar formas de minimizar os impactos que o isolamento social gera na vida das crianças e jovens está longe de ser fácil. Por isso, reunimos na sequência deste artigo algumas dicas que podem ajudar os pais a conciliarem trabalho, filhos e atividades online de forma saudável. Confira!

Reorganize a rotina da casa na quarentena

O trabalho remoto dá aos profissionais a sensação de liberdade. Porém, horários mais flexíveis não quer dizer que não existam responsabilidades a serem cumpridas. Durante a pandemia, muitas empresas tiveram que optar pelo home office, fazendo com pais e mães começassem a trabalhar de casa. Normalmente, os horários de trabalho são mantidos como na empresa ou reajustados em caso de acordo entre as partes.

Para que não haja sobrecarga de tarefas e pouca produtividade, é interessante que os pais reorganizem a rotina da casa. Atividades domésticas podem ser feitas antes ou depois do expediente. Se puder adiantar a preparação do almoço ou deixar lanches prontos para o período da tarde é interessante, assim evita-se pausas frequentes no trabalho.

Outra dica é incluir o período de aulas do filho na rotina da casa. É importante que a criança tenha um espaço para estudar com tranquilidade e sem muitas distrações. Nessas horas, não chame a criança para pegar algo ou fazer alguma tarefa de casa.

Quando a rotina do lar está organizada levando em consideração os horários e as atividades de todos os membros, é possível evitar a sobrecarga e passar pela quarentena de forma mais tranquila.

Monte combinados para todos se ajudarem

A quarentena é algo totalmente novo na vida de pais e alunos. Por isso, passar por essa fase estabelecendo parcerias é a melhor forma para conciliar todas as atividades sem estresse. Uma dica interessante é montar combinados em casa com tarefas direcionadas para cada membro.

É importante que os pais conversem com os filhos sobre a importância de cumprir os combinados e valorizem a participação deles nessas ações. Juntos é possível superar os desafios da quarentena de forma mais fácil e até prazerosa, pois a interação entre pais e filhos será maior nesse período.

Separe um momento para descansar

É até difícil saber qual é o dia da semana durante a quarentena, pois o isolamento social e o maior tempo em casa costumam confundir a cabeça de todos. Trabalho, filhos e educação à distância são atividades que preenchem a rotina, deixando pouco tempo para o merecido descanso.

Sendo assim, se você quer conciliar todas as tarefas do seu dia com disposição, saiba que é fundamental separar momentos para relaxar. Leia um livro, assista filmes e séries que você gosta ou simplesmente durma um pouco a mais. Essas decisões simples são importantes para aliviar as tensões do corpo e da mente durante a quarentena.

Você conferiu no artigo de hoje algumas dicas de como conciliar trabalho, filhos e ensino à distância nesse período de isolamento social. Se você tem alguma outra dica para ajudar os pais nessa fase difícil, compartilhe conosco nos comentários!

Importante frisar que o Colégio Marupiara não utiliza o termo “aula online” do Ensino a Distância (EAD), mas o termo “atividade remota” (síncrona ou assíncrona), que melhor condiz com o “ensino remoto” preconizado pelo Conselho Nacional de Educação para as escolas de educação básica neste momento de pandemia.

Pin It on Pinterest

Share This