Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Por que é importante desenvolver a criatividade desde a Educação Infantil?

criatividade desde a Educacao Infantil

Durante a trajetória escolar, os alunos são apresentados a uma série de habilidades que os ajudam a aprender e a internalizar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Sendo assim, o desenvolvimento das habilidades desde a Educação Infantil é essencial para garantir uma formação integral do estudante.

A criatividade assume um papel muito importante nesta trajetória do aluno. De acordo com um estudo realizado pela Fundação Botín, da Espanha, uma educação repleta de criatividade na infância pode aumentar em 17,6% as chances de uma criança ingressar no ensino superior e conseguir um bom emprego.

Além disso, o estudo apontou que o envolvimento com atividades criativas também aumenta em 15,4% a probabilidade do aluno se engajar em trabalhos voluntários, eleva em 8,6% as chances dele criar amizades mais sólidas ao longo da vida e aumenta em 20% o interesse do jovem em participar dos processos eleitorais.
Diante de tamanha importância, é preciso que os educadores promovam com as crianças atividades que visam desenvolver a criatividade. Abordaremos no texto a seguir algumas práticas que ajudam a alinhar a criatividade com o aprendizado escolar. Veja!

Traga a criatividade para a sala de aula

Assim como para o desenvolvimento de outras habilidades e competências, algumas crianças possuem mais facilidade para despertar a criatividade na escola ou em casa. Por isso, o papel do educador é o de estimular o pensamento criativo em todos os alunos, ajudando as crianças com mais dificuldades a aperfeiçoar aos poucos essa importante habilidade.

Essa é uma tarefa que exige bastante dedicação dos professores para envolver a turma em atividades que os possibilitem sair da zona de conforto e explorar novas formas. Uma prática eficiente e simples de trazer e estimular a criatividade na sala de aula da Educação Infantil é envolvendo os pequenos na resolução de problemas rotineiros, como a divisão de brinquedos entre os colegas. Essa ação fará com que cada criança pense e apresente uma resolução para a divisão dos brinquedos, de acordo com o seu processo criativo e suas vontades.


A escola deve ser um ambiente propício para o desenvolvimento da criatividade

É imprescindível que os alunos estejam inseridos em um ambiente confortável para que eles expressem a sua criatividade. Para isso, todos os envolvidos precisam estar dispostos a ouvir e apoiar uns aos outros. As crianças devem se sentir seguras para compartilhar com os colegas de classe e com o professor os seus pensamentos, sem medo de deboche ou repreensões.

O respeito ao próximo é um importante aliado para o desenvolvimento da criatividade da criança, por isso, é preciso que a escola proporcione um ambiente respeitoso que ajude a estimular o pensamento criativo dos pequenos alunos.

Apresentando ao estudante novas possibilidades

Cada aluno tem suas próprias fontes de inspiração, que os ajudam a ser mais criativos desde pequenos. Mas a escola tem a incumbência de apresentar aos estudantes novas possibilidades de desenvolver a criatividade, como por meio das variadas expressões artísticas.

Artes visuais, música, literatura e intervenções urbanas são excelentes formas de encorajar os pequenos a pensarem além do senso comum e serem mais criativos em diferentes situações do dia a dia. O contato com essas expressões artísticas pode e deve ser promovido no ambiente escolar e também em casa junto com a família.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This