Paste your Google Webmaster Tools verification code here
O advogado tem a habilidade da retórica; o jogador de futebol, do drible. E quando nos referimos ao ambiente escolar, o que são habilidades?
As habilidades no âmbito educacional estão relacionadas ao saber fazer. Deste modo, ler, escrever, compreender, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, recontar, relatar e argumentar são apenas alguns exemplos de habilidades que são desenvolvidas no dia a dia na escola.
Os atributos das habilidades estão relacionados a diversas dimensões, como cognitivas, motoras, sociais e atitudinais. Essas habilidades são essenciais para a geração de competências. Os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais – estabelecem, em nível nacional, as habilidades e as competências que os alunos devem dominar em cada série. A partir daí, a equipe pedagógica da instituição de ensino se encarrega de pensar no conteúdo que melhor se presta, dentro das características da faixa etária, a trabalhar com essa habilidade.
O trabalho voltado para o desenvolvimento de habilidades desde a Educação Infantil tem como objetivo formar um aluno que, ao chegar nas séries finais do Ensino Fundamental e Médio, esteja apto para buscar soluções de forma autônoma, por meio do uso do raciocínio lógico. Além disso, o trabalho com as habilidades de autocontrole e sociais almeja formar jovens responsáveis, cientes de que fazem parte de um grupo no qual devem ter um bom convívio com todos.
O desenvolvimento das habilidades e a aprendizagem do conteúdo acontecem concomitantemente. Por isso, o docente deve identificar as habilidades já conhecidas pelos estudantes antes de exigir que eles a apliquem. Por exemplo, ao pedir para o aluno comparar a comunidade rural com a urbana, é preciso certificar-se de que ele tenha a habilidade de comparar internalizada. O estudante precisa saber “como se faz” para, depois, usar essa habilidade para lidar com os conteúdos acadêmicos.
Ou seja, não há aulas “sobre” habilidades: as atividades propostas, realizadas em contextos autênticos, permitem que o aluno desenvolva a habilidade ao mesmo tempo em que assimila o conteúdo e vice-versa.
Nos primeiros anos na escola, os alunos ampliam o contato com algumas habilidades específicas, principalmente, as motoras – capacidade de usar de forma eficiente os músculos do corpo obedecendo os comandos que o cérebro envia. As crianças respondem aos estímulos propostos de diferentes maneiras, sendo assim, os professores assumem o papel de desenvolver a motricidade da criança por meio de atividades e brincadeiras que proporcionem, também, a participação e a evolução da criança nesse novo ambiente.
No decorrer da Educação Infantil, além das habilidades motoras básicas e finas – andar, correr, pular, pintar, manusear objetos, entre outras -, as crianças precisam vivenciar situações que as permitam desenvolver outras habilidades que são necessárias para que elas cheguem ao Ensino Fundamental seguras e preparadas para inciar o processo de alfabetização.
Para que isso aconteça, é necessário trabalhar com as crianças alguns aspectos importantes, são eles:
O desenvolvimento de habilidades desde os primeiros anos na escola impacta diretamente no aprendizado dos alunos, que se tornam muito mais preparados para adquirir o conhecimento e aplicá-lo dentro e fora da escola.
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017
Deixe uma resposta