Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Escola e redes sociais podem ser aliadas na educação dos estudantes?

redes sociais

Os recursos tecnológicos transformaram muitos hábitos e comportamentos da sociedade e, também, mudaram o processo de ensino que era aplicado há anos com os alunos. Hoje, por conta de todo o dinamismo proporcionado pela internet, prender a atenção dos estudantes com aulas completamente teóricas é uma tarefa quase impossível.

Por isso, as instituições de ensino estão, cada vez mais, buscando recursos, técnicas e estímulos que tornem as aulas mais interativas e atraentes para os alunos conhecidos como nativos digitais, ou seja, crianças e jovens nascidos e criados após a ascensão da internet.

Atualmente, a tecnologia já não é vista como uma “inimiga” nas escolas, pelo contrário, ela atua como parceria no processo de ensino-aprendizagem, ajudando alunos e professores na realização de atividades e experiências mais interativas.

Entretanto, um recurso ainda gera bastante polêmica nas escolas: as redes sociais. Geralmente utilizada nos dispositivos pessoais dos alunos com a finalidade de divertir e entreter os jovens, é comum a associação desses meios com a falta de atenção e dificuldade de concentração dos alunos durante os estudos em casa ou no colégio.

Mas, será que as redes sociais podem se tornar aliadas na educação dos estudantes assim como já acontece com outros recursos tecnológicos? Se você também quer esclarecer essa dúvida, não deixe de conferir o artigo a seguir.

Utilização das redes sociais para melhorar a comunicação com os alunos

Se analisarmos como era a comunicação da escola com os estudantes há 10 anos, iremos perceber que era algo bastante tradicional. A instituição repassava os procedimentos internos e pouco abria espaço para ouvir a opinião dos alunos. Seguir esse modelo com os estudantes atuais é algo pouco efetivo.

Sendo assim, para aprimorar a comunicação e, ao mesmo tempo, integrar as redes sociais ao processo educacional, as escolas podem utilizar esses canais para interagir com os alunos. No Facebook, por exemplo, é possível criar grupos específicos e fechados para que apenas alunos e equipe pedagógica conversem sobre diversos assuntos.

Mais engajamento nas atividades

Como vimos, adotar as redes sociais como um canal de comunicação da escola com os alunos é uma estratégia interessante para que o diálogo entre as partes seja ativo. Outra vantagem de aliar as mídias sociais com a educação é que os estudantes demonstram maior engajamento nas ações propostas nesses meios.

Por exemplo, para divulgar um evento escolar ou um resultado importante conquistado por meio de uma atividade pedagógica, a participação dos jovens nas redes sociais é muito ampla. Além de ser um canal em que eles estão familiarizados, o orgulho de fazer parte da instituição é potencializado nas redes sociais, já que os alunos compartilham com seus amigos e familiares as ações promovidas por eles no colégio.

Redes sociais para fins pedagógicos

Além de melhorar a comunicação e o engajamento, as redes sociais também podem ser utilizadas para fins pedagógicos. Criar páginas ou grupos exclusivos para os estudantes esclarecerem dúvidas com os professores e debaterem assuntos ligados a matéria é uma maneira efetiva de aumentar o senso de coletividade entre os alunos, reforçando a importância de estudar continuamente.

Além disso, por estarem tão presentes na rotina dos alunos, esses canais geram motivação, interesse e melhor fixação dos temas trabalhados, favorecendo positivamente o processo de ensino-aprendizagem

No artigo de hoje, mostramos que as redes sociais, desde que utilizadas da maneira correta, podem ser aliadas das escolas, contribuindo para uma educação mais dinâmica e participativa.

Para continuar por dentro das dicas e novidades relacionadas a área de educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This