Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas de atividades educativas para fazer com os filhos durante as férias de julho

atividades de ferias

As tão esperadas férias de julho chegaram e muitos pais já começam a pensar em como entreter os filhos durante esse período. Os recursos tecnológicos como jogos em smartphones e tablets são as primeiras opções de diversão que vem na cabeça das crianças. Mas, esse merecido momento de descanso precisa ser movido por experiências diferentes, que tornarão as férias divertidas e ricas de aprendizagens.

Para ajudar os pais a promoverem atividades educativas e que também animem a criançada, listamos algumas dicas de passeios e brincadeiras para as férias de julho. Confira!

Colocando a mão na massa!


As crianças adoram saborear quitutes nas férias, por isso, brincar de culinária é uma ótima opção para divertir os pequenos durante uma tarde e também para ensinar a importância dos alimentos. Os pais podem utilizar receitas simples e que possibilitem a participação da criança. Ao inserir os ingredientes, é interessante que os pais contem brevemente a origem do alimento e expliquem porque é importante não desperdiçá-los.

Acampamento em casa

 

Muitas vezes, os pais não conseguem conciliar as férias do trabalho com as férias escolares dos filhos, mesmo assim, é possível realizar atividades divertidas durante o fim de semana ou mesmo a noite. Um acampamento dentro de casa, com todos indo dormir na sala, por exemplo, é uma ótima oportunidade de interação entre os filhos e os pais, além de ser muito divertido e possibilitar que a família saia da rotina mesmo estando em casa.

Ensine brincadeiras tradicionais

As crianças de hoje nasceram na “Era Digital” e muitas delas não conhecem brincadeiras que fizeram parte da infância dos seus pais. Ensinar para as crianças como se brinca, por exemplo, de peão, peteca, o mestre mandou ou caça ao tesouro, resgata boas lembranças nos pais, que podem aproveitar para contar um pouco sobre a infância aos seus filhos, além de ampliar o reportório das crianças.

Estimule a leitura e a escrita

Durante as férias, é comum que as crianças queiram ficar longe de atividades que lembrem o ambiente escolar. No entanto, promover uma roda de leitura com a família, na qual cada membro se encarrega de ler e interpretar um capítulo do livro, é uma forma bem animada de estimular a leitura durante as férias. Além disso, brincadeiras como stop, detetive e forca incentivam o raciocínio lógico e a escrita das crianças.

Descubra novos lugares


Ir ao shopping ou ao parque de diversão é o desejo de todas as crianças durante as férias. Esses passeios podem ser incluídos no roteiro, porém, uma forma de proporcionar novos aprendizados e descobertas para as crianças é as levando a lugares novos.

Um passeio pelo museu, monumento histórico ou mesmo uma visita a outros bairros da cidade, amplia o conhecimento das crianças sobre o local onde elas moram e também sobre a história de seu país. Para que essas descobertas não fiquem cansativas para as crianças, é importante que os pais tracem um roteiro leve e lúdico, que promova o conhecimento de forma divertida.

Seguindo essas dicas, os pais podem aproveitar as férias de julho com seus filhos com muita animação e aprendizados, sem que seja preciso gastar muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This