Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça os diferenciais dos colégios que oferecem o ensino de línguas estrangeiras na grade curricular

lingua

A fala é o meio em que aprendemos a nos comunicar, a nos expressar e a processar o mundo que nos rodeia. Quanto menos palavras aprendidas, mais restrito será o nosso poder de comunicação. E quanto menos idiomas dominarmos, menor a nossa capacidade de acesso à outras culturas.

A famosa frase “quem tem boca vai a Roma” nunca fez tanto sentido como atualmente, principalmente no que diz respeito a aprender línguas estrangeiras. A ideia é de que com a comunicação podemos ir aonde quisermos. Mas será que é possível essa expansão de horizontes apenas com o português, nossa língua materna?

Se o plano é realizar viagens internacionais, é necessário ter no mínimo o inglês intermediário. Se a intenção é obter uma carreira de sucesso, o inglês e o espanhol também são primordiais para concorrer as melhores vagas.

Sendo assim, dominar um segundo idioma é essencial tanto no mercado de trabalho quanto para se tornar um cidadão completo. Por isso, as escolas estão incluindo em suas grades curriculares o ensino de línguas estrangeiras. No artigo a seguir, vamos falar dos diferenciais dessas instituições e o que elas proporcionam para os alunos. Confira!

Saiba por que os colégios com línguas estrangeiras na grade são ótimas opções para o seu filho


A maioria das pessoas que já estão no mercado de trabalho no Brasil aprenderam um segundo idioma por meio de cursos em escolas especializadas ou durante viagens de intercâmbio.

Essa realidade mudou, pois atualmente alguns colégios regulares oferecem o ensino de línguas estrangeiras dentro da grade curricular, com o mesmo peso e importância das demais disciplinas.

O contato com outros idiomas na escola é realizado cada vez mais cedo, por isso, o ensino bilíngue começou a se expandir até mesmo nas escolas mais tradicionais. Os colégios que incluem idiomas na grade aumentam a compreensão do aluno de maneira gradativa e completa, já que o contato com a língua  se dá de modo pragmático e temático.

Assim como nos cursos de inglês, o ensino dentro dos colégios inclui conversação, discussão, escuta e escrita. Há instituições que oferecem aulas regulares e extracurriculares nos três idiomas mais falados no planeta: inglês, espanhol e mandarim.

Ao se formar em colégios com esse perfil, o aluno terá acesso a inúmeras possibilidades, se tornando um verdadeiro cidadão do mundo.

Promovendo a independência do jovem

Os adolescentes de hoje mostram cada vez mais cedo a vontade de realizar um intercâmbio ou mesmo morar em outro país. Esse desejo é bastante positivo, pois uma experiência como essa promove a independência e o amadurecimento do jovem.

E se ele for aluno de uma escola que contemple o ensino de idiomas na grade curricular, o objetivo de conhecer novas nações se torna bem mais acessível. Na retirada do visto para viajar para aos Estados Unidos, por exemplo, sai na frente as pessoas que se comunicam perfeitamente em inglês  com o entrevistador.

No controle alfandegário acontece o mesmo. Se expressar com segurança faz a viagem ser mais prazerosa e agradável para o adolescente, sem aquela sensação de que algo inesperado possa acontecer e atrapalhar os seus planos.

Vantagens em ser bilíngue no mercado de trabalho

Segundo levantamento sobre salários realizado pela Catho em 2016,  os profissionais em cargo de coordenação que dominam o inglês têm salários até 61% maior do que um profissional sem o domínio do idioma. Já os trabalhadores fluentes em espanhol, também no cargo de coordenação, têm os salários 54% maior em comparação com quem tem conhecimento básico na língua.

Além dos salários serem superiores, o estudo constatou que quanto maior o conhecimento em diferentes idiomas, maior também será a ocupação hierárquica desses profissionais  bilíngues.

Gostou do artigo de hoje? Então, não deixe de acompanhar os próximos posts do nosso blog, que trazem mais novidades e dicas sobre a área de educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This