Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Aprendizado com diversão: ampliando os conhecimentos por meio dos Jogos Olímpicos

Aprendizado com diversao

Os Jogos Olímpicos costumam mobilizar crianças e jovens em todo o mundo, seja pela quantidade de modalidades esportivas – algumas até desconhecidas pelos alunos -, seja pelos diferentes países participantes, que enriquecem o evento com culturas variadas. A Olimpíada 2016 conta, ainda, com um fator que certamente mobilizará mais os alunos brasileiros, pois a competição será realizada pela primeira vez na América do Sul, na cidade do Rio de Janeiro.

Perante essa boa recepção das crianças e dos jovens e também pela oportunidade de trabalhar com o maior evento esportivo em diversas disciplinas, muitas instituições de ensino já começam a inserir nos conteúdos trabalhados em sala de aula assuntos relacionados as Olimpíadas.

Listamos a seguir algumas dicas de como abordar os Jogos Olímpicos na escola, proporcionando aos alunos uma visão muito além da competição. Confira!

Aprendizado interdisciplinar

Explorar os jogos em sala de aula permite que o estudante aprenda sobre  cultura, história, geografia, matemática, física e biologia, disciplinas que podem ser amplamente relacionadas a esse importante evento. Também é interessante mostrar aos alunos como os jogos podem deixar um legado para os habitantes do país sede, desde que haja planejamento e boa gestão dos recursos destinados ao evento.

Segundo a professora Kátia Rubio, especialista em psicologia do esporte, em entrevista ao portal Educar para Crescer, “a Olimpíada é um tema transversal, porque se apropria de muitos outros assuntos de interesse além do esporte. Lembrar que os jogos começaram a ser disputados ainda na Antiguidade, na Grécia, é uma aula de história. E quando abordamos os limites de cada esporte e os efeitos do doping, estamos falando de processos biológicos”, comenta a especialista.

Os Jogos Olímpicos são também uma ótima oportunidade para expandir o aprendizado sobre a localização dos países participantes do evento. Selecionar, nas aulas de geografia, algumas modalidades esportivas e buscar com os alunos os países vencedores no mapa-mundi, ajuda as crianças, principalmente do Ensino Fundamental 1, a internalizarem quais são os continentes e como encontrá-los no mapa.

Além disso, com os estudantes do Ensino Fundamental 2, é possível abordar a divisão de alguns países, como a Coreia que virou Coreia do Sul e do Norte e a Iugoslávia, que deixou de existir e se dividiu em sete países diferentes.

Valorização e respeito as diferentes culturas

As Olimpíadas simbolizam as diferenças e une nações com perfis e realidades totalmente distintas. Por isso, os jogos são uma ótima ligação para ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre as diferenças culturais dos países, enfatizando que o respeito a essas diferenças é o que torna possível a realização de um evento tão grandioso como as Olimpíadas.

Como compartilhado pela a professora Kátia Rubio, no site Educar para Crescer, “é interessante observar com os alunos como cada país respeita e constrói suas regras e como cada grupo se comporta quando representa sua nação, na festa de abertura ou no momento de comemorar uma vitória”, completa.

Lições do esporte

A cada nova edição dos Jogos Olímpicos são compartilhadas histórias de atletas que encontraram no esporte o melhor caminho para suas vidas e que, muitas vezes, precisaram superar inúmeras dificuldades até se sagrarem campeões. Essas próprias trajetórias podem ser debatidas em sala de aula, mostrando aos jovens que no esporte, assim como em outras áreas da vida, é preciso se dedicar e ter disciplina para alcançar um bom desempenho.

Unir a diversão dos Jogos Olímpicos com o aprendizado de diversas questões acadêmicas e sociais é uma ótima oportunidade para as escolas e também um momento muito enriquecedor para os alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This