Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

A importância da formação contínua dos professores

A importância da formação contínua dos professores

Nada substitui um bom professor. A frase, do renomado professor universitário e reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, exemplifica o que os estudos e as pesquisas indicam: o aluno aprende mais com professores que levam consigo um consistente repertório cultural, pedagógico e metodológico, e que sejam apaixonados pela profissão e acreditem nas potencialidades dos estudantes.

Não há excelência acadêmica sem a premissa da qualificação dos profissionais. E os professores têm papel de destaque, pois são eles que estão à frente das aulas, entusiasmando, motivando, orientando e ensinando os alunos. E também é na sala de aula onde as relações de confiança, respeito e cumplicidade determinam um aprendizado efetivo.

A escola vem desempenhando, atualmente, novos papéis na sociedade, que passa por constantes mudanças, e o professor, por sua vez, tem uma parcela significativa nesse processo, pois é o responsável pela mudança de atitude e pensamento dos alunos no decorrer dos anos. Sendo assim, o educador do século XXI precisa estar preparado para os novos e crescentes desafios desta geração, que está hiperconectada e tem diferentes fontes de conhecimento à sua disposição, 24 horas por dia.

Nos dias de hoje, a formação acadêmica e a licenciatura são apenas uma das etapas do longo processo de capacitação dos educadores.

Segundo o professor António Nóvoa, em entrevista para a revista Nova Escola, o aprender contínuo é essencial para a profissão. “A formação é um ciclo que abrange a experiência do docente como aluno (educação de base), como aluno-mestre (graduação), como estagiário (práticas de supervisão), como iniciante (nos primeiros anos da profissão) e como titular (formação continuada). Esses momentos só serão formadores se forem objeto de um esforço de reflexão permanente.”

O papel da escola na formação dos professores

O professor deve buscar por novos conhecimentos que contemplem a sua profissão, bem como suas características pessoais. No entanto, a escola também tem um papel importante nesse processo de formação continuada, já que o desenvolvimento da profissão está amplamente relacionado ao ambiente no qual o educador exerce sua atividade.

Partindo desta convicção, a instituição de ensino precisa investir constantemente na formação de sua equipe pedagógica. Isso pode acontecer por meio de reuniões, oficinas, workshops e estudos de caso, pelos quais possam ser debatidos diversos tópicos com diferentes metodologias de trabalho. Ao final, a prática docente estará aprimorada e, assim, permitirá a ampliação do repertório do professor e a discussão de atualidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This