A adolescência é um período repleto de mudanças físicas e psicológicas. Os jovens passam por momentos desafiadores e com muitos aprendizados que os acompanharão por toda a vida. Por isso, debater com os adolescentes temas que estão diretamente relacionados com o seu desenvolvimento físico e psicológico é importante.
O movimento Setembro Amarelo, criado em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, tem como objetivo informar e apoiar as pessoas sobre a importância da saúde emocional. A data pode ser aproveitada por pais e educadores para debater com os adolescentes a importância de cuidar do corpo e da mente.
Na sequência deste artigo, vamos trazer dicas sobre como o Setembro Amarelo pode ajudar as famílias a trazer esse assunto para os diálogos em casa. Confira!
Os jovens passam uma parte do dia conectados à internet e, provavelmente, já viram posts e vídeos relacionados ao Setembro Amarelo. A valorização da vida é um assunto muito importante, por isso, é interessante entender o que o seu filho tem acompanhado sobre o tema e quais são as suas dúvidas.
Nesse bate-papo, os pais podem apresentar ao jovem as iniciativas do Setembro Amarelo e mostrar porque todos nós devemos cuidar da saúde emocional. Além disso, é fundamental reforçar a importância de olhar para o próximo de forma acolhedora, afinal as pessoas ao nosso redor podem estar precisando de ajuda e devemos estar preparados para auxiliá-las sem preconceitos e julgamentos.
Por se tratar de um tema delicado, muitas famílias evitam falar sobre saúde emocional, principalmente sobre a prevenção ao suicídio. Mas, como mencionado acima, os jovens acompanham esse assunto na internet e quanto mais informações bem direcionadas eles tiverem, melhor será o seu entendimento.
Manter um canal de diálogo aberto em casa certamente ajudará o adolescente a se sentir mais confiante e seguro, inclusive para falar sobre suas emoções. Então, por mais complexo que pareça, não deixe de falar sobre o Setembro Amarelo com a sua família.
Em meio a um período de transformação, é importante que o jovem tenha acesso a experiências diversificadas e tenha a chance de desenvolver a sua inteligência emocional aos poucos, conforme suas vivências. Não podemos esperar que um adolescente apresente um comportamento maduro como o de um adulto que já passou por diversas situações e teve a oportunidade de aprender na prática.
Por isso, é importante permitir que o adolescente participe de atividades que certamente irão contribuir para o seu bem-estar emocional e desenvolvimento integral. A família pode incentivar os jovens nesse processo.
No artigo de hoje, mostramos como o Setembro Amarelo pode ser utilizado como gancho para abordar com os jovens a importância da saúde emocional. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como apresentar aos filhos outras fontes de informação além das redes sociais.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017