A escola é um ambiente coletivo, assim como qualquer outro espaço social. Por isso, é fundamental reforçar sempre as medidas que podem evitar a propagação da doença
O ano de 2020 começou com um alerta para a saúde: a doença pelo novo coronavírus 2019 (COVID-19). Por ter acometido milhares de pessoas, no fim de janeiro deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarou como uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
A transmissão acontece de maneira muito simples. Quando uma pessoa tosse ou espirra, pequenas gotículas saem de sua boca ou de seu nariz e se fixam em objetos e superfícies ao redor. Se essa pessoa estiver infectada com o vírus da COVID-19, outras podem contrair a doença ao tocarem esses lugares ou objetos e levar a mão aos olhos, nariz ou boca.
Por isso, os órgãos de saúde não se cansam de divulgar os cuidados que devem ser tomados para prevenir a propagação da infecção viral. As recomendações da OMS são para evitar o contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, lavar regularmente as mãos, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar e cozinhar completamente carne e ovos.
Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas são leves e começam gradualmente, semelhante a um resfriado comum, podendo evoluir, em casos mais severos, a uma pneumonia.
Vale ressaltar que algumas pessoas infectadas não apresentam sintomas e não se sentem mal. Cerca de 80% se recupera sem precisar de tratamento especial. Por isso, a atenção redobrada, pois a doença pode passar despercebida. Ao menor sinal, procure orientação médica.
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso no território brasileiro. Um homem de 61 anos, que viajou para o norte da Itália, chegou a São Paulo com os sintomas da doença. Ele procurou o Hospital Israelita Albert Einstein, que fez o teste para detecção de COVID-19 e acusou positivo.
Desde então, o Ministério da Saúde, junto com as secretarias estadual e municipal e saúde de São Paulo, investigam o caso. Nesse momento, os esforços são para acompanhamento das pessoas que tiveram contato com ele – em casa, no hospital e no voo.
Diante dos fatos, para prevenir o coronavírus ou qualquer outra doença respiratória, a escola deve adotar medidas preventivas. Veja:
Em ambiente escolar,
Aos colaboradores e estudantes,
Em caso de suspeita ou confirmação de COVID-19 de algum aluno ou seu parente, é importante comunicar à escola, encaminhando documento comprobatório expedido pelo médico e/ou hospital que realizou o atendimento. Junto com a documentação, devem ser informados a data de início dos sintomas, as medicações e avaliações médicas, além dos exames realizados e dados sobre a evolução da doença.
Os estudantes doentes, ou sob suspeita de coronavírus, devem permanecer em casa durante o período determinado pelo médico, retornando às atividades escolares somente após nova avaliação e liberação médica.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017