Desde o início da pandemia, tem se falado muito sobre os impactos que essa situação repleta de incertezas, restrições e medo pode causar na saúde mental das pessoas. A busca por apoio psicológico para adultos vem crescendo mês a mês em todo o Brasil.
Um exemplo desse aumento pode ser visto na quantidade de buscas relacionadas ao tema feitas no Google logo no início da pandemia. Nas primeiras semanas de isolamento social no país, a pesquisa por atendimento psicológico no Google chegou a 88%. A busca por esse serviço online foi de 41%, enquanto na semana de maior popularidade do assunto, em 2019, a procura era de apenas 11%.
Buscar um suporte psicológico especializado é essencial para diminuir os danos emocionais que uma situação tão complexa quanto a pandemia causa na vida das pessoas. Mas, e as crianças? Como cuidar da saúde mental dos pequenos que estão passando por uma fase importante da infância em isolamento social?
A seguir, reunimos algumas dicas de como seguir com a formação das crianças de maneira equilibrada e saudável durante a quarentena. Confira!
No início da pandemia, quando todos pensavam que seria algo temporário e rápido, muitas famílias deixaram as crianças mais livres para fazer as atividades quando e como quisessem, afinal ficar em casa o dia inteiro é algo difícil para os pequenos que tinham uma rotina ativa.
Os combinados foram deixados de lado nas primeiras semanas da quarentena. Entretanto, com a situação se prolongando e sem uma visão real de quando tudo voltará ao normal, a quebra na rotina começou a pesar e impactar na saúde emocional das crianças.
Sem horário para dormir e acordar, aulas remotas realizadas sem organização e foco e uma alimentação desregrada são exemplos de quebra de combinados que podem interferir no desenvolvimento das crianças durante a pandemia e também afetar a saúde mental. A rotina nessa fase é muito importante para os pequenos, e os ajuda a desenvolver habilidades e competências essenciais para sua formação integral.
Reorganize a rotina do seu filho, revisite os combinados e acompanhe essa volta aos hábitos, mesmo com as limitações que a pandemia ainda impõem. Além de manter a saúde emocional da criança equilibrada, diminuindo a ansiedade e o tédio, essa retomada é essencial para que o seu filho não demore a se adaptar quando a situação estiver se normalizando, com a volta às aulas presenciais e maior convívio social.
Sim, as crianças também precisam de apoio psicológico oferecido pelos especialistas, ainda mais em uma fase difícil como a pandemia de Covid-19. Se você perceber alterações no comportamento do seu filho, por exemplo, baixa autoestima, tristeza, medo e preguiça constante, além de conversar com ele sobre esses sentimentos, é interessante envolver um profissional da área psicológica nesse suporte.
A situação é inédita para todos e quanto mais fortalecidos estivermos, menores serão os danos causados à nossa saúde mental. Muitas escolas também disponibilizam esse suporte por meio de orientadores educacionais e psicopedagogos, que ajudam as crianças a entender e superar esses desafios de cunho emocional.
No artigo de hoje, apresentamos algumas dicas de como cuidar da saúde mental das crianças em meio a pandemia, garantindo um desenvolvimento tranquilo e equilibrado para os pequenos. Aproveite e confira também em nosso blog o post que mostra porque ensinar empatia na infância é tão importante.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017