TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Lugar de criança pequena é na Educação Infantil

criança no primario

Um ambiente que garanta a interação dela com outras crianças, com adultos, com brinquedos e com a natureza, sempre com segurança e conforto. É disso que os pequenos precisam.

Depois que um bebê nasce, um mundo de descobertas se revela para pais e filhos. Enquanto os pequenos aprendem a viver numa velocidade incrível (sentar, engatinhar, falar, andar, correr…), os pais aprendem a serem pais, proporcionando as melhores experiências para que seus filhos desenvolvam o máximo de seus potenciais.

Por isso, é fundamental a escolha de uma boa escola de Educação Infantil. Para guiar os pais nessa decisão, é importante entender como as crianças aprendem nessa idade. Na creche (até 3 anos) ou na pré-escola (4 e 5 anos), elas assimilam tudo de forma ativa, ou seja, na relação com as pessoas, os objetos, o ambiente e outras crianças.

É preciso valorizar a exploração e a manipulação, investindo em materiais que possibilitem isso, como os brinquedos, que exploram cores, formatos, texturas e sons, além de estimularem o faz de conta. No Colégio Marupiara, em São Paulo, todas as salas são ambientadas para que a criança possa fazer suas escolhas, pois é assim também que elas aprendem. O espaço de Educação Infantil também conta com área verde com playground e horta.

Professor tem papel fundamental

A criança, no Marupiara, tem um ambiente e situações propícias para que desenvolva o gosto pela investigação do mundo natural e social. O papel do professor é estar atento e respeitar esse interesse. Cabe a ele ensinar a criança a explorar e escolher, criar oportunidades. Ela é estimulada a investigar, perguntar e experimentar para, dessa maneira, apropriar-se gradativamente dos conteúdos e valores criados pela cultura, como participante criativo e criador.

A ideia é facilitar para que ela construa seu próprio mundo e compreenda o que a cerca, estimulando-a a imitar pessoas e personagens na brincadeira. Nesse movimento de vivenciar semelhanças e diferenças, ela pode se perceber como pessoa e construir identidade e autonomia.

Todo esse trabalho também tem foco no desenvolvimento da linguagem oral e da aproximação da escrita convencional. “O processo de alfabetização e letramento se inicia no ingresso da criança no infantil, ou seja, no Infantil 1. Entendemos como um processo natural que se dá a partir do contato com o mundo letrado, possibilitando à criança uma forma de se comunicar com o meio e com o outro”, explica a coordenadora pedagógica Cris Ventura.

Como isso é feito? Por meio de projetos de leitura e escrita. As crianças recebem livros adequados para suas idades e acompanham a leitura que seus professores fazem. Dessa maneira, elas conhecem o enredo daquela obra e fazem suas reflexões em rodas de conversa. Outras linguagens também merecem destaque como as Artes Plásticas, a Música, o Inglês e a Educação Física.

Single Event Page

This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.

Today Upcoming Events

No upcoming events for today

15 Next Events

No upcoming events for today

Free Aftersales Support

We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.

Visit Support Forum

Customization Services

We provide WordPress customization services some of which are:

  • Theme install and set-up
  • Responsive development
  • Custom page templates
  • Custom plugin development
  • Custom theme and icons design

Blog Categories

Pin It on Pinterest

Share This