Estudo realizado pelo Sesi e pelo Senai mostra tendências de uso das tecnologias educacionais baseadas em Inteligência Artificial que serão usadas até 2030
Consegue imaginar uma ferramenta que identifica se o aluno adquiriu conhecimento sobre o tema ensinado e se está cansado ou feliz por ter conseguido resolver um problema? Parece trama de filme de ficção científica, não é? A verdade é que essa é apenas uma das apostas de expansão do uso de sistemas tutores inteligentes para ensino personalizado. Com base em algumas informações iniciais, ele é capaz de decidir, de forma autônoma, qual a melhor estratégia pedagógica para ser utilizada em cada momento.
Isso é o que diz o estudo “Tendências em Inteligência Artificial na Educação”, elaborado pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Rosa Maria Vicari, a pedido do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ela analisou bases de patentes nos Estados Unidos, na União Europeia, no Canadá e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), no Brasil. Além disso, consultou bases internacionais de artigos científicos e documentos apresentados em congressos.
Como complemento desse estudo, o Sesi e o Senai reuniram, em um painel, especialistas brasileiros em inteligência artificial para avaliar a difusão dessas tecnologias nas escolas do país, entre os quais pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Grande Sul (PUC-RS), além de empresas do setor. A previsão é que, até 2030, quatro das tecnologias listadas no estudo estarão difundidas em até 50% nas escolas públicas e privadas do Brasil, e uma delas, computação em nuvem, deve estar presente em até 70% das instituições de ensino.
A tendência já para o ano que vem é o processamento de língua natural (PNL), em que um computador interpreta a linguagem humana. “Na educação, o PLN vai contribuir cada vez mais para o intercâmbio entre alunos de nacionalidades diferentes e para a transmissão em tempo real de aulas em línguas distintas, as quais serão traduzidas para os estudantes”, aponta o documento.
Conheça as tecnologias educacionais com uso de inteligência artificial que devem ser mais difundidas até 2020:
De 2020 a 2030, a previsão é ter mais novidades. Veja:
Quer saber um pouquinho mais sobre o que esperar da tecnologia na educação, veja nosso texto: Conheça os principais desafios da educação na “Era Digital”, aqui no nosso blog.
Fonte: CNI ( https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/inteligencia-artificial-nas-escolas-estudo-aponta-ferramentas-que-serao-usadas-ate-2030/)
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017