Aquela criança linda e cheia de perguntas curiosas cresceu. Está transformada pelos anos que passaram e prestes a entrar no Ensino Médio. Entenda o que considerar na hora de escolher uma escola.
O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, ou seja, é o segmento que antecede a universidade. Por essa proximidade com um momento de decisões sobre a vida escolar e profissional (“Qual carreira seguir?”, “Quais vestibulares fazer?”, “É hora de dar um tempo?”), a escolha de onde cursar o Ensino Médio passa a ser uma preocupação para muitas famílias.
É comum, nessa hora, ouvir pais determinando que, por ser um período que antecede o vestibular, os filhos devem estar em uma escola mais tradicional, ou seja, que enfatize o conteúdo. Lembre-se que escolas tradicionais têm como foco de atuação fazer com que o aluno conheça o maior volume de conteúdo que pode ser útil nos exames.
É por isso que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) virou uma grande referência para apoiar essa decisão. Vale destacar que o Enem é a principal porta de acesso para o Ensino Superior no Brasil, sendo aceito também no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe), em Portugal – 42ª instituição portuguesa a adotar a prova.
No entanto, é preciso que pais e estudantes tenham cuidado em relação a este foco nos resultados do Enem, pois, em algumas escolas, alunos com notas mais altas são agrupados em uma sala justamente para que estudantes e a instituição consigam tão somente um melhor desempenho. E, claro, isso se transforma em material de divulgação institucional, deixando de lado, muitas vezes, a formação integral e a relação interpessoal dos adolescentes, que serão indispensáveis na vida adulta. Fique atento!
Fundamental também é saber se a escola está se preparando para as mudanças propostas pela legislação vigente. A carga horária total, de acordo com as novas diretrizes do Ministério da Educação (MEC), deve ser ampliada para 3 mil horas até o início do ano letivo de 2022. O Ensino Médio diurno deve ter a duração mínima de três anos, com pelo menos, 200 dias de efetivo trabalho escolar.
E quanto à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Quais adequações e propostas a instituição está fazendo? Hoje, há uma formação generalista (todos os alunos fazem o mesmo percurso com cerca de 13 disciplinas). A nova proposta é que a trajetória escolar seja dividida em formação geral básica (comum a todos) e flexível (composta por itinerários formativos).
Para essas reformas, é fundamental ter uma equipe de coordenadores pedagógicos e professores bem preparada para propor uma trajetória de ensino que esteja alinhada ao que a escola defende como valores e que faça sentido para o aluno e sua família. Procure saber como a instituição que você está pesquisando está se organizando para dar conta dessas exigências.
Por fim, mais um aspecto. Talvez o mais importante: ouça seu filho. O que ele deseja para a vida dele? Quais competências e habilidades são importantes desenvolver agora para ter uma vida adulta mais estável? Ele quer ou necessita realmente mudar de escola? Entenda como você pode contribuir para esse momento tão importante.
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