Os canais digitais estão presentes no dia a dia das crianças e jovens. As redes sociais, por exemplo, fazem um grande sucesso com esse público. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, 69% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos que têm acesso à internet, a utilizam mais de uma vez por dia. O levantamento apontou, também, que 86% das crianças e adolescentes têm perfil em alguma rede social.
Essa ampla conexão permite que as crianças e os jovens tenham acesso a uma série de informações sobre os mais diversos assuntos. Sem falar que esses canais ajudam a derrubar as fronteiras entre cidades, países e até continentes, já que todos podem interagir via internet.
Mas, mesmo com tantos benefícios, o acesso à internet realizado por crianças e jovens trouxe para o ambiente digital um dos principais problemas de relacionamento social: o bullying. A prática tão conhecida e infelizmente disseminada entre o público jovem recebeu na versão online o nome de cyberbullying.
A seguir, iremos abordar essa prática e mostrar os perigos que o cyberbullying oferece para os jovens que sofrem com os ataques virtuais.
Geralmente, as ações de bullying e cyberbullying começam em tom de brincadeira e vão se intensificando conforme a vítima demonstra incômodo com essa situação. Apelidos, perseguições, intolerância a diferenças e exclusão representam apenas algumas das ações que caracterizam a prática tanto no ambiente físico quanto no digital.
Encarar o problema como uma brincadeira comum da faixa etária é algo muito prejudicial, pois dependendo do grau das ações de bullying ou cyberbullying, a vítima pode ficar com o seu psicológico bastante abalado.
As crianças e os jovens que passam por essas situações costumam apresentar alguns sinais de que as coisas não andam bem, seja na escola, no curso ou na internet. O desafio dos pais e educadores é enxergar esses pontos a tempo de ajudar o filho/aluno a superar esse problema.
Como mencionado acima, é comum o jovem apresentar alguns sinais de que ele não se sente bem. Mas, esses sinais podem ser bem singelos, sendo facilmente confundidos com os comportamentos inconstantes dos adolescentes.
Entretanto, quando as ações de cyberbullying estão afetando a rotina do seu filho, é comum ele apresentar as seguintes atitudes:
Esses sinais podem aparecer juntos ou de forma isolada. Para entender se tais comportamentos têm a ver com as práticas de cyberbullying, é fundamental que os pais e os educadores mantenham um canal de diálogo com os jovens, dando a eles a liberdade de falarem sobre tudo o que quiserem. A concretização dos filhos/alunos sobre os perigos dessas ações também é fundamental para reduzir os casos de cyberbullying.
Se você gostou do artigo de hoje sobre cyberbullying e quer continuar por dentro dos assuntos ligados à educação, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017