Unir os assuntos pedagógicos com a realidade em que vivemos é fundamental para a formação integral dos estudantes, formando cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. Por isso, abordar a crise hídrica que o nosso país vive atualmente é importante, pois esse é um grande passo para que crianças e jovens saibam da importância de utilizar com consciência os recursos naturais.
O período de estiagem já chegou na maior parte do Brasil e os reservatórios de água que concentram algumas das principais hidrelétricas do país acabam sofrendo um esvaziamento considerável. Essa situação traz impactos na vida de todos, pois a produção energética fica mais difícil e ainda mais cara.
Em 2021, o cenário é ainda mais preocupante, pois segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a escassez de chuvas no país para a geração de energia é a pior em 91 anos. Com a crise hídrica estabelecida, é importante trazer o tema e suas consequências para as aulas, adequando o conteúdo de acordo com a faixa etária dos estudantes.
Confira a seguir algumas sugestões de abordagens que podem e devem ser reforçadas em casa pelos pais, apresentando a crise hídrica como um problema de todos.
Como o uso da água e da energia elétrica já fazem parte do nosso dia a dia, fica difícil para as crianças e jovens entenderem se estão consumindo mais do que o necessário. Por isso, em casa e na escola, é importante apresentar para eles os números médios do nosso consumo diário.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
De acordo com o levantamento realizado pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina, o consumo médio de energia elétrica nas residências brasileiras foi de 152,2 kWh/mês, mas há grande variação no país. A região Sul, por exemplo, foi a que apresentou o maior consumo residencial entre as regiões geográficas brasileiras atingindo o valor de 273,1 kWh/mês no verão e 261,3 kWh/mês no inverno.
Ao conhecer esses números e os impactos que eles causam quando multiplicados na sociedade brasileira, fica mais fácil despertar nos jovens alunos a importância do uso consciente dos recursos que são finitos.
Depois de apresentar os números do nosso consumo diário, é importante que os alunos saibam que é possível reverter esse cenário preocupante que temos hoje por meio da mudança de hábitos do dia a dia. A seguir, listamos alguns comportamentos que devem ser estimulados pelos educadores e pais:
Abordamos no artigo de hoje a importância de incluir a crise hídrica atual nos conteúdos escolares e também nas conversas em casa. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre educação, confira também em nosso blog o post que mostra como ensinar a empatia na infância.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017