A alfabetização é um dos processos educacionais mais importantes, e que demandam um amplo esforço dos professores. Além de todos os conteúdos que são ensinados aos alunos durante as primeiras séries do Ensino Fundamental I focados na alfabetização, o educador geralmente tem em seu grupo estudantes com diferentes perfis de aprendizagem, o que torna o trabalho ainda mais complexo
Mas, com o tempo e ao conhecer melhor o perfil de cada aluno, o professor consegue estabelecer estratégias que funcionam bem com a turma, garantindo que o processo de alfabetização transcorra de forma eficaz. Por isso, a cada ano o educador encontra novos desafios quando o assunto é alfabetização.
Entretanto, na última década, um outro desafio surgiu na trajetória dos professores: alfabetizar na “Era Digital”. As crianças que já nasceram em um mundo amplamente conectado apresentam habilidades e expectativas diferenciadas em relação a ler e escrever. Sendo assim, entender esse novo perfil de aluno e oferecer a ele um processo de alfabetização que funcione e tenha sentido para sua vida conectada vem sendo o desafio dos educadores nessa nova era.
A seguir, reunimos algumas práticas que ajudam a transformar a alfabetização na “Era Digital” em um processo estimulante para as crianças do século XXI. Confira!
Como mencionado no início, as crianças do século XXI nasceram em um mundo no qual o acesso à internet já era realidade em boa parte dos lares brasileiros. Com o tempo, dispositivos como smartphone, tablet e computadores se tornaram itens essenciais e começaram a ser utilizados também pelas crianças.
Por conta disso, é muito ampla a familiaridade dos alunos em fase de alfabetização com esses recursos tecnológicos. O papel e o lápis também estão presentes na formação das crianças, porém não mais como itens fundamentais para leitura e escrita. Sendo assim, um dos desafios dos professores na “Era Digital” é unir no processo de alfabetização o lápis, o papel e os dispositivos como computador e tablet.
Essa não precisa ser uma mudança completa, na verdade os novos meios digitais podem ser utilizados de forma complementar, aproximando a alfabetização da realidade das crianças. Listamos, abaixo, alguns exemplos de novas práticas que os educadores já estão trabalhando em sala de aula com os alunos.
A escolha das ferramentas digitais e das atividades propostas pelo professor dependerá da análise que o profissional faz da turma e das suas necessidades. O interessante é ter essa mescla do digital com a leitura em papel e escrita manual, pois essas habilidades são primordiais para que processo de alfabetização seja eficaz e proporcione os conhecimentos necessários para que o aluno siga a sua trajetória acadêmica com excelência.
Abordamos no artigo de hoje alguns dos desafios da alfabetização na “Era Digital”. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra atividades para fazer em casa que ajudam no processo de alfabetização das crianças.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017