Aquela vontade de descobrir o mundo que muitas crianças demonstram ter na infância é uma característica muito valiosa e que pode ser utilizada para despertar nos alunos a vontade de aprender. No entanto, o desafio dos educadores e da família é ajudar os pequenos a manterem ativa essa curiosidade positiva.
Conforme vão crescendo, muitos alunos começam a associar os estudos com uma obrigação e toda aquela vontade de descobrir e aprender pode se enfraquecer. Por isso, é importante que a escola e os pais estejam atentos e preparados para despertar ou recuperar nas crianças e jovens a vontade de aprender.
Esse é um processo contínuo e que exige uma participação ativa de todos. Se você está percebendo que o seu filho já não se interessa mais pelos estudos ou que ele associa as atividades escolares com algo chato e massivo, confira na sequência deste artigo dicas de como aguçar a curiosidade e a vontade de aprender nas crianças e adolescentes.
As crianças têm os pais como um exemplo a ser seguido, por isso, é comum elas replicarem os hábitos e atitudes dos adultos. Sendo assim, uma forma de despertar o interesse pelo aprendizado em seu filho é mostrando para ele desde a infância como a leitura é algo interessante e repleto de descobertas.
Antes mesmo que os pequenos tenham acesso ao processo de alfabetização, a leitura deve estar presente em sua rotina. A cada história, a imaginação é estimulada e as crianças ficam curiosas em saber como os pais transformam aquelas letras em histórias tão interessantes. Quando começam a ser alfabetizados, os alunos se empenham ainda mais para aprender, pois também querem ter o “poder” de ler todos os livros que quiserem.
Outra característica comum das crianças é a de se dedicar bastante a algo que os pais valorizam. Por isso, para despertar a vontade de aprender no filho é fundamental que a família acompanhe de perto a trajetória escolar, o ajude a superar os desafios e valorize cada novo aprendizado, por mais simples que ele seja. Esse suporte deixará a criança mais feliz e com vontade de aprender ainda mais.
Uma frase bastante famosa tem tudo a ver com a vida escolar dos estudantes: “É errando que se aprende”. Como em todo processo novo, os erros aparecem e são comuns, porém, dependendo da forma como a criança encara essa situação, o erro pode acabar sendo algo frustrante e que desestimula o aprendizado.
Se o seu filho se comporta dessa forma quando não consegue, por exemplo, realizar uma lição de casa, é importante ajudá-lo a ressignificar esse sentimento. Os pais podem mostrar para a criança ou jovem que não é preciso ter medo de arriscar, de tentar novamente e de percorrer novos caminhos até conseguir aprender. Também vale falar que os erros e as frustrações fazem parte da vida e não só do processo educacional e que lidar bem com essas situações é muito importante para a evolução.
Vimos que com uma boa parceria entre a escola e as famílias é possível despertar nos alunos a vontade de aprender, mesmo quando a criança ou o jovem fez uma associação negativa dos estudos.
Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre educação e veja também em nosso blog o post que apresenta dicas de aplicativos que ajudam os alunos a se aproximarem da matemática.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017