Diante de um cenário de muitas incertezas devido a pandemia do coronavírus, os formatos de ensino que antes eram encarados como novidades já estão passando pela fase de consolidação.
O ensino híbrido é um exemplo disso. Mesmo que o retorno gradual ao ambiente da escola tenha sido interrompido em diversas cidades brasileiras devido a propagação descontrolada do vírus, esse modelo de educação está se mostrando como algo que veio para ficar.
Com estudantes hiperconectados e com uma autonomia diferenciada no processo de aprendizagem, o ensino híbrido se apresenta como um ótimo método para a formação integral dos alunos, principalmente nessa fase de quarentena.
Mas, para esse formato ser de fato eficaz, é preciso que boas práticas sejam adotadas. A seguir, reunimos alguns exemplos de ações que podem ser adotadas para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem no formato híbrido.
Para o ensino híbrido alcançar bons resultados é preciso que os educadores estejam envolvidos nesse processo e dedicados a planejar as atividades levando em consideração esse novo formato. É um momento de mudança e a criatividade para tornar as ações em sala de aula e em casa ricas e atrativas é fundamental.
Os professores precisam conhecer as possibilidades e ferramentas disponíveis para que o plano educacional seja cumprido de forma eficaz independentemente do local de estudo do aluno. Ouvir os estudantes nesse processo também é importante, pois eles também vivenciam diariamente os desafios do ensino híbrido. A partir dessa troca, é possível trilhar novos caminhos que fortalecem a aprendizagem e o trabalho de todos.
Já imaginou unir grandes clássicos da literatura com aplicativos de mensagens ou plataformas digitais de música? Há alguns anos, essa junção era pouco provável. Mas, com o ensino híbrido em crescimento, trazer o virtual para os conteúdos debatidos na escola e nos estudos em casa já é algo essencial.
Unir o aprendizado escolar com hábitos do dia a dia dos jovens é uma estratégia importante e que incentiva os alunos nos estudos, principalmente nessa fase que requer maior abertura para a adaptação ao novo normal. Essa prática também exige que o educador esteja envolvido na realidade dos seus alunos e conheça os canais virtuais que possam ser explorados em suas aulas na escola ou no ensino remoto.
Uma das principais características do ensino híbrido é a autonomia que os alunos passam a ter no processo de ensino-aprendizagem. Por mais que o papel do professor continue sendo fundamental em todas as frentes da educação, os alunos começam a assumir uma postura muito mais autônoma tanto na realização das atividades quanto na busca por novos conteúdos.
É um processo que vai se estabelecendo de forma gradual no ensino híbrido, com o professor guiando os estudantes para que essa autonomia os coloquem como protagonistas e agentes da construção do próprio conhecimento.
No artigo de hoje, reunimos algumas boas práticas que fortalecem a aprendizagem dos alunos no ensino híbrido e os adaptam a um novo formato de educação. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra os benefícios de trabalhar projetos científicos nas escolas.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017