A formação integral vem sendo um dos temas mais debatidos nos últimos anos no meio educacional. Toda essa movimentação em prol da integralidade tem a ver com os inúmeros benefícios que ela traz para o desenvolvimento das crianças e jovens, já que o trabalho vai além da racionalidade ou cognição, passando a enxergar cada estudante de forma mais ampla.
Instituições de ensino que se propõem a trabalhar com a formação integral dos estudantes passam a incluir em seu projeto às artes, à estética, à música e o desenvolvimento das dimensões afetivas, artísticas, espirituais, valores, saúde, enfim, tudo o que faz parte do ser humano e não somente os seus conhecimentos acadêmicos.
Por isso, as ações sociais ganham cada vez mais espaço nas escolas, pois contribuem para a formação integral dos alunos, como veremos na sequência deste artigo.
Como mencionado no início, a formação integral proporciona ao aluno um desenvolvimento completo como ser humano, o preparando para a vida e não somente para os desafios acadêmicos.
Com esse novo papel, as escolas deixaram de ser um espaço para o repasse de conteúdos e conquista de bons resultados nos vestibulares. Hoje, as instituições de ensino focadas na educação integral contribuem diretamente para a formação do aluno como cidadão consciente de seus direitos e deveres na sociedade.
Por meio da parceria com as famílias, os educadores fortalecem valores junto aos jovens e os prepara para que sejam capazes de conviver em harmonia com as diferenças, sendo agentes ativos na construção de um mundo melhor e mais justo para todos.
Ainda na primeira infância, as crianças começam a formar o seu caráter, por isso, é importante que os pais em parceria com a escola repassem para os pequenos os valores que são essenciais na vida de bons cidadãos.
Honestidade, solidariedade, responsabilidade e compaixão são alguns dos valores que as crianças aprendem ainda muito pequenas e que são fortalecidos em ações sociais promovidas pelas escolas.
Visitas e atividades guiadas realizadas em instituições que cuidam de crianças carentes, idosos e pessoas com deficiência são algumas das formas de envolver os alunos em questões sociais importantes e que nem sempre eles vivenciam em sua rotina.
Há uma série de outras iniciativas sociais que ajudam na formação do caráter dos estudantes e que podem ser realizadas com intermédio da escola, como reciclagem de lixo, campanhas de doação de roupas e brinquedos, projetos de combate ao preconceito, entre outros.
Vimos no artigo de hoje que a formação integral e as ações sociais praticadas dentro e fora do ambiente escolar são fundamentais para a construção de uma sociedade melhor para todos. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como as habilidades socioemocionais ajudam a diminuir as práticas de bullying.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017