TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba o que são e qual a importância dos eixos da Educação Infantil

importancia infantil

A Educação Infantil é uma das etapas mais ricas na vida escolar das crianças. É neste período que os pequenos apresentam o seu maior poder de aprendizagem e também o desenvolvimento de habilidades e competências que os acompanharam por toda a vida.

Por isso, é fundamental que o currículo das instituições de ensino que atuam na Educação Infantil seja variado para que o aluno tenha contato com as diferentes formas de aprendizagem. Para auxiliar as escolas neste processo de planejamento, o Ministério da Educação (MEC) criou os eixos da Educação Infantil.

A seguir, iremos apresentar quais são os eixos da Educação Infantil e como eles são importantes para que as crianças tenham uma formação integral.

Artes Visuais

Um dos eixos da Educação da Infantil é o trabalho com as Artes Visuais. Com ela, os alunos conseguem desenvolver suas formas de expressão e comunicação, aprendendo também sobre sensações, sentimentos e pensamentos que estão ligados com a sua realidade e também com a imaginação, um ponto bem característico da infância que ajuda no desenvolvimento da criatividade e curiosidade.

Música

A linguagem musical está presente nos eixos da Educação Infantil, pois é capaz  de traduzir por sinais sonoros sensações, sentimentos e pensamentos nas crianças. Além disso, a música é bastante utilizada neste ciclo escolar por ajudar no ensino de celebrações folclóricas, culturais e cívicas, e no desenvolvimento de habilidades sensitivas, afetivas e cognitivas.

Movimento

O movimento faz parte da vida das crianças, seja por engatinhar, caminhar, correr, brincar, entre outros movimentos. Por isso, este também é um dos eixos da Educação Infantil. No planejamento das instituições, o movimento é trabalhado com uma linguagem que possibilita que os alunos atuem no meio físico e interajam com as pessoas por meio de suas expressões.

Matemática

Outro ponto importante dos eixos da Educação Infantil é o trabalho com a matemática, disciplina que acompanhará os estudantes por toda a vida. De forma lúdica e bem instruída, os pequenos começam a aprender a somar e subtrair e, posteriormente, vão ampliando o contato com a divisão e multiplicação.

Linguagem oral e escrita

O primeiro contato das crianças com a linguagem oral e escrita é realizado ainda no início da Educação Infantil. A proposta deste eixo é preparar os pequenos para o desafiador processo de alfabetização, por isso, parte do trabalho é focado no desenvolvimento de competências linguísticas básicas e importantes, como fala, audição, leitura e escrita.

Natureza e sociedade

Para finalizar os eixos da Educação Infantil, as escolas devem aplicar em seus currículos o trabalho sobre os fenômenos naturais e sociais. Além de ampliar a visão de mundo das crianças, esse eixo ajuda a desenvolver o perfil investigador dos alunos.

Você conheceu no artigo de hoje os eixos da Educação Infantil, pontos essenciais para a formação integral do estudante. Para continuar por dentro de assuntos relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog

Single Event Page

This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.

Today Upcoming Events

No upcoming events for today

15 Next Events

No upcoming events for today

Free Aftersales Support

We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.

Visit Support Forum

Customization Services

We provide WordPress customization services some of which are:

  • Theme install and set-up
  • Responsive development
  • Custom page templates
  • Custom plugin development
  • Custom theme and icons design

Blog Categories

Pin It on Pinterest

Share This