TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como abordar questões políticas através de uma visão crítica, ética e cidadã na fase escolar?

politica

Em meio ao processo eleitoral que o país está passando, assuntos relacionados à política estão presentes em todos os lugares, das rodas de conversa até as redes sociais. A discussão saudável dos temas políticos é e sempre será bem-vinda, afinal todos os brasileiros compartilham o sonho de ter uma nação melhor.

Entretanto, com a popularização da internet, os casos de intolerância política se tornaram mais evidentes e intensos. Opiniões contrárias não estão sendo respeitadas e isso acaba influenciando na formação dos jovens, mesmo que eles ainda não possam votar.

Por conta disso, é importante que na fase escolar os professores tragam para a sala de aula o debate de questões políticas por meio de uma visão crítica, ética e cidadã. A seguir, iremos mostrar formas eficazes de ampliar o repertório dos alunos sobre política e democracia, respeitando o posicionamento de cada indivíduo.

Respeito em primeiro lugar!

Para conviver bem em sociedade, é fundamental que todos se respeitem. As diferenças sempre existirão e são elas que tornam as relações humanas mais interessantes e ricas, independentemente em qual campo elas se aplicam. No trabalho com a política em sala de aula, é importante ressaltar com os jovens que o respeito é a base para qualquer governo e nação, e mostrar que mesmo não tendo a mesma opinião política, as pessoas devem se aliar para ir em busca do melhor para a população.

Ao compreender que o outro é diferente, mas que juntos é possível fazer mudanças significativas para todos, o conceito de cidadania é fortalecido e consegue desempenhar a sua real função.

Entendendo o que é a política

Hoje, os jovens se prendem muito a partidos e seus representantes políticos, mas é importante mostrar que o ato de governar vai muito além. Ao ser eleito pela população, o político assume o compromisso de projetar e executar melhorias para a sociedade, contemplando a área da saúde, educação, segurança pública e demais outras necessidades para que os eleitores tenham uma vida digna.

Na escola, a função política pode ser apresentada aos estudantes de formas bastante práticas, por exemplo, com a eleição do representante de classe, na escolha dos membros do grêmio estudantil ou mesmo estudando sobre bairros e comunidades, enfatizando que o papel dos políticos é importante para o desenvolvimento de uma cidade, estado ou país.

O direito de participar ativamente das questões políticas

É importante conscientizar os jovens de que o respeito é fundamental quando o assunto é política. Mas, na fase escolar, também é interessante que os educadores apresentem aos alunos a importância deles exercerem o seu papel de cidadão, que permite acompanhar e participar ativamente dos processos políticos.

O papel do cidadão não é o de apenas eleger um representante. Ele pode e deve cobrar dos políticos a execução de suas propostas e seu posicionamento perante as necessidades do local governado. Assim, com um olhar crítico da população, é possível unir forçar para que a política seja realizada em prol da sociedade.

Hoje, apresentamos algumas formas de abordar questões políticas através de uma visão consciente e ética, visando a formação integral dos alunos que serão o futuro da nação. Se você gostou do artigo e quer continuar por dentro de temas relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Single Event Page

This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.

Today Upcoming Events

No upcoming events for today

15 Next Events

No upcoming events for today

Free Aftersales Support

We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.

Visit Support Forum

Customization Services

We provide WordPress customization services some of which are:

  • Theme install and set-up
  • Responsive development
  • Custom page templates
  • Custom plugin development
  • Custom theme and icons design

Blog Categories

Pin It on Pinterest

Share This