TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas para ter um segundo semestre produtivo

segundo semestre

O segundo semestre está apenas começando e é preciso muita organização e dedicação para seguir uma rotina de estudos produtiva. O primeiro desafio é deixar as férias de lado e focar nos próximos meses, que costumam ser decisivos para os alunos, pois esse é o momento de recuperar possíveis notas ruins tiradas no primeiro semestre, além de ser um período importante para quem irá prestar vestibular neste ano.

Para ajudar os estudantes a começar o segundo semestre com o “pé direito”, reunimos neste artigo dicas que ajudarão os jovens a criarem uma rotina produtiva de estudos. Não perca!

Conheça o seu período mais produtivo

Cada pessoa possui suas características próprias, por isso, há alunos que são mais produtivos pela manhã, enquanto outros apresentam um melhor rendimento a tarde ou no início da noite. Antes de planejar a rotina de estudos, é importante que o jovem analise com calma qual o seu período mais produtivo durante o dia.

Esse momento de autoconhecimento é importante para que o estudante saiba qual o melhor período para se dedicar às tarefas escolares e obter um bom desempenho. Por exemplo, se o aluno estuda no período da tarde e após o café da manhã ele se sente bastante disposto, esse pode ser um momento interessante para revisar alguma matéria ou mesmo realizar lições e trabalhos acadêmicos. À noite, esse jovem certamente estará mais cansado, tornando o estudo pouco efetivo.

Planeje as suas ações

Bom, depois de conhecer os horários adequados para os estudos, o aluno precisa planejar as suas tarefas diárias. O jovem pode escolher a ferramenta que achar mais prática para desenvolver o seu plano de estudo, caderno, agenda, lousa ou mesmo um aplicativo móvel. O importante é que esse plano se mantenha visível para facilitar o acompanhamento.

Além de incluir as atividades da escola, como trabalhos, lições, pesquisas e preparação para as provas, vale inserir no planejamento um momento dedicado para as disciplinas que o aluno apresenta mais dificuldades. Além de rever o material da aula, é interessante buscar referências que possam ajudar na internalização do tema e realizar exercícios para treinar o aprendizado.

Estabelecer dias e horários para o estudo é fundamental para que o aluno não fique sobrecarregado, se torne mais produtivo e possa manter o equilíbrio entre a vida acadêmica e pessoal.

Durma bem

De nada adianta ter um bom planejamento se o estudante estiver cansado e com sono no momento do estudo. Uma noite bem dormida é fundamental para que o jovem mantenha a concentração e se sinta motivado para estudar.

Então, a dica para iniciar o segundo semestre com produtividade total é dormir ao menos 8 horas por dia, evitando distrações no período da noite que possam comprometer a qualidade do sono, como uso excessivo de computador, smartphone, tablet e videogame.

De acordo com a pesquisa realizada pela King’s College, de Londres, que reuniu dados de 125.198 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, em diversos países, o uso de aparelhos eletrônicos no período de descanso pode causar efeitos negativos em diferentes graus de gravidade, como má qualidade do sono e doenças como obesidade e depressão infantil.

No artigo de hoje, reunimos algumas dicas que irão ajudar os jovens a terem um segundo semestre mais produtivo. Os pais também podem ajudar os filhos a organizarem essa rotina de estudos, pois essa participação deixará os alunos ainda mais motivados.

Single Event Page

This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.

Today Upcoming Events

No upcoming events for today

15 Next Events

No upcoming events for today

Free Aftersales Support

We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.

Visit Support Forum

Customization Services

We provide WordPress customization services some of which are:

  • Theme install and set-up
  • Responsive development
  • Custom page templates
  • Custom plugin development
  • Custom theme and icons design

Blog Categories

Pin It on Pinterest

Share This