Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Uso da tecnologia em sala de aula ajuda a ampliar a motivação dos estudantes

tecnologia

Os recursos tecnológicos fazem parte da rotina das crianças e jovens e são utilizados para diversas finalidades, sendo que as mais comuns são estudo e diversão. Apesar da tecnologia ser algo presente diariamente na vida dos alunos, as escolas ainda buscam formas eficazes de utilizar esse recurso como aliado no processo de ensino-aprendizagem.

Hoje, o número de instituições de ensino que trabalham com recursos tecnológicos é amplamente maior se comparado há alguns anos, quando a tecnologia a favor da educação ainda era novidade. Mas, mesmo com a expansão, o desafio atual é fazer com que o uso da tecnologia em sala de aula ajude a ampliar a motivação dos estudantes, em vez de distrai-los.

Com o avanço dos recursos, já é possível ter acesso a tecnologias desenvolvidas especialmente para o âmbito educacional, com estratégias que ajudam a despertar o interesse dos alunos e tornam a aprendizagem ainda mais significativa.

Para saber como alcançar esse patamar de parceria entre educação e tecnologia, listamos na sequência deste artigo algumas práticas interessantes para ampliar a motivação dos alunos, estimulando-os à busca de novos aprendizados. Confira!

Saiba quais recursos tecnológicos são utilizados pelos estudantes

O primeiro passo para ser assertivo no trabalho com a tecnologia em sala de aula tem a ver com o conhecimento dos recursos tecnológicos que são mais utilizados pelos estudantes no dia a dia fora do colégio. Ter essa informação é importante para que os educadores comecem a pensar em como explorar esses canais com foco pedagógico.

Ao trabalhar com ferramentas que são familiares para a turma, o educador elimina a etapa de apresentar o recurso e ensinar as suas funcionalidades, assim o trabalho começa a ser desenvolvido desde o primeiro contato dos alunos em sala de aula com o dispositivo. Para realizar esse mapeamento, o professor pode fazer uma pesquisa com o grupo, perguntando, por exemplo:

  • Quais são os aparelhos tecnológicos que os estudantes mais usam fora da escola?
  • Quais são os programas e aplicativos mais usados para estudo e entretenimento?
  • Qual o nível de conhecimento que eles têm em cada um desses recursos?
  • O que o grupo gostaria de aprender ou dominar em relação a tecnologia?

Esses e outros questionamentos ajudarão o professor a entender um pouco mais sobre o perfil dos seus alunos para assim encontrar os recursos tecnológicos que tornarão o processo de ensino-aprendizagem ainda mais rico e motivador para o grupo.

Mas, vale lembrar que durante esse mapeamento o educador pode identificar diferentes níveis de acesso à tecnologia, tendo alunos que dominam determinadas ferramentas enquanto outros nunca a utilizaram.

Por isso esse levantamento é importante, pois com ele o professor poderá planejar detalhadamente o seu trabalho com a tecnologia, incluindo várias fases nesse processo, como introdução à ferramenta, atividades e avaliações. Assim, o profissional consegue evitar que alguns estudantes fiquem desmotivados por não terem habilidades ou conhecimentos sobre o recurso utilizado em sala de aula. Lembrando que a tecnologia deve ser uma aliada e não uma barreira para o aprendizado.

Atualização da equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da tecnologia em sala de aula

Como mencionado no início, os alunos têm bastante familiaridade com a tecnologia, pois nasceram em um mundo totalmente conectado. Por isso, os educadores precisam estar antenados às novidades tecnológicas bem como as melhores práticas da educação 3.0, isto é, atendendo às necessidades individuais e respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno.

Cursos, workshops, compartilhamento de ideias entre os educadores e utilização diária de recursos tecnológicos são algumas das formas eficazes de se atualizar. Assim, o trabalho com a tecnologia na escola conseguirá de fato tornar a aprendizagem dos alunos mais motivadora e próxima das suas vivências diárias.

Você conferiu no artigo de hoje como o uso da tecnologia em sala de aula é importante para ampliar a motivação dos estudantes e como a escola e os professores devem se preparar para que esse trabalho se torne realmente eficaz para todos.

Para continuar por dentro de notícias e dicas relacionadas à educação, não deixe de acompanhar as futuras postagens do nosso blog.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This