Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Protagonismo: saiba porque essa característica é importante no ensino remoto

lider

O formato da educação básica no Brasil passou por uma grande transformação em 2020 com a adoção do ensino remoto em todo o país por conta da pandemia da Covid-19. Por mais que os recursos tecnológicos já fizessem parte da rotina das crianças e dos jovens, estudar 100% online é uma experiência totalmente nova.

Para os professores, a sensação também é semelhante, afinal ministrar aulas remotas requer novos conhecimentos e habilidades. Além disso, há o desafio de manter a turma engajada e focada em ter um aprendizado significativo mesmo longe do espaço físico da escola.

Neste cenário repleto de novidades para todos, o protagonismo dos alunos se mostrou algo essencial no ensino remoto. Se você quer saber mais sobre essa característica que vem sendo bastante debatida nos últimos meses, continue acompanhando esse artigo até o fim.

Quem é o aluno protagonista?

De uma forma bem simplificada, podemos dizer que o aluno protagonista é aquele que consegue extrair os seus conhecimentos a partir de suas experiências e vivências, não dependendo exclusivamente dos conteúdos aprendidos em sala de aula.

Estudantes com esse perfil, geralmente são incentivados, acompanhados e orientados pelo educador nas aulas remotas, mas seguem com suas formas específicas de aprender, principalmente fora das aulas. Um ponto de destaque do protagonismo dos alunos é que eles têm mais facilidade para absorver os conhecimentos, agregando novas informações na construção de um aprendizado mais amplo.

Quando há esse protagonismo no ensino remoto, o estudante se destaca por ter a habilidade de executar diversas ações durante o processo de ensino-aprendizagem, como pesquisar, debater, levantar hipóteses, produzir projetos, compartilhar ideias, entre outras habilidades essenciais para a formação integral.

Protagonismo: como ele contribuiu no ensino remoto?

Como mencionado no início do artigo, o ensino remoto trouxe muitas novidades para alunos e educadores. Para tornar esse novo modelo ainda mais efetivo, o protagonismo dos estudantes é essencial. Com a educação cada dia mais centrada no aluno e menos nos conteúdos, é comum que os estudantes comecem a desenvolver essas características já no início do Ensino Fundamental.

Nos dias de hoje, é comum perceber que, após uma aula remota, os jovens buscam ampliar seus conhecimentos sobre o tema na internet, em vídeos, filmes, séries e artigos que trazem dados novos e informações complementares. Do mesmo modo, o aluno protagonista também já chega para as aulas com conhecimentos que antes eram apresentados somente pelo professor.

O protagonismo acontece justamente por essa postura ativa dos alunos. Para eles, a escola não é necessariamente o local de partida no processo de ensino-aprendizagem, podendo estar no meio desse processo. Diante desse perfil, a utilização de metodologias ativas no ensino remoto, somadas aos momentos de estudo individual, apresentam ótimos resultados na formação dos alunos com perfil de protagonistas.

Mostramos no artigo de hoje porque o protagonismo é tão importante no ensino remoto e como essa característica contribui para um aprendizado significativo das crianças e dos jovens. Aproveite e veja também em nosso blog o post que explica como ajudar os filhos a equilibrar as expectativas e a realidade nesse momento de pandemia.

Pin It on Pinterest

Share This