Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Prepare-se para uma nova adaptação escolar após o Carnaval

carnaval

Depois desses dias junto com a família, é bem possível que seu filho – que está indo à escola pela primeira vez ou que mudou de escola recentemente – precise se readaptar nesse retorno

É sempre assim: pais de crianças pequenas enfrentam um período de adaptação quando elas começam a frequentar a escola ou mesmo quando mudam de instituição. Esse movimento é muito comum para aquelas que passam de um ambiente (convívio integral com a família ou outra escola) para outro. Inclusive, as escolas têm medidas bem definidas para lidar com esse momento.

O problema é que, quando você acha que está todo mundo adaptado (você e seu filho), vem o Carnaval! Dias merecidos de descanso para todos, de atividades em família e de horários irregulares para o sono e as refeições… enfim, um período que vai bagunçar um pouquinho a rotina que já estava estabelecida na sua casa. Tenha calma, pois essa readaptação é mais tranquila, afinal, seu filho já criou pequenos vínculos com os professores e os novos amigos.

Seja firme no retorno à escola

A sua primeira atitude é não ceder na data de retorno às aulas. Você vai pensar: “Mas são só mais dois dias para terminar a semana. Deixa o menino (ou a menina) em casa”. Abonde esse pensamento. É fundamental você retomar o ritmo o mais cedo possível. Além disso, com essa postura, você está mostrando a seu filho que ir à escola é importante sim, mesmo que sejam apenas nos dois dias que restam na semana.

Adote algumas medidas no dia anterior, como colocar a criança para dormir mais cedo, não estimular atividades que a deixem extremamente cansada e pedir ajuda a ela na hora dos preparativos para a escola no dia seguinte, como arrumar o material escolar e o uniforme. São atitudes simples, mas que ajudam muito.

Enfatize o que deu certo

Reforce as ações que deram certo no momento da adaptação, lá no começo das aulas. É importante conversar com seu filho para saber como foi o retorno, o que ele aprendeu, se ele sabe o que os colegas fizeram no feriado. O diálogo é a melhor maneira de perceber se ele está se readaptando ao novo ambiente.

Não esqueça de que a experiência que ele está vivendo é muito parecida com a sua quando você muda de emprego ou vai a um lugar em que não conhece ninguém. A insegurança bate, não é mesmo? Mas você sabe que é só uma questão de tempo para conhecer as pessoas e os espaços e começar a circular com mais confiança, certo? O processo é o mesmo com seu filho. Em breve, ele vai entrar na escola correndo para ver os professores e os amigos e nem vai olhar para trás. Faz parte do amadurecimento dele e é saudável para todos. Faça a sua parte e confie!

Pin It on Pinterest

Share This