Com a aproximação das datas dos principais vestibulares do país, é comum os estudantes começarem a projetar estratégias que possam ajudá-los a impulsionar os estudos nesta reta final da preparação. Manter uma boa organização e tentar controlar a ansiedade são pontos importantes para que o aluno consiga obter bons resultados.
Mas, vale destacar que aliar os estudos com momentos de lazer é fundamental, pois a sobrecarga pode acabar prejudicando o vestibulando. Para auxiliar os alunos neste momento importante, listamos algumas dicas interessantes para quem busca impulsionar a preparação para o vestibular, sem comprometer seus compromissos escolares e pessoais.
Encontre o seu ritmo de estudo
Na reta final da preparação para o vestibular, é comum o cansaço atingir o aluno, por isso, muitos preferem diminuir o tempo dedicado para essa atividade de forma gradativa. No entanto, alguns estudantes aproveitam essa proximidade para intensificar a preparação, focando principalmente nas disciplinas que eles apresentam mais dúvidas.
O ideal a se fazer neste momento decisivo é encontrar um ritmo de estudo que se encaixe com o seu perfil, mantendo sempre o equilíbrio, pois como mencionado no início a sobrecarga de estudo pode ter efeito contrário, prejudicando o desempenho do jovem no exame.
Valorize os momentos de lazer
Com provas escolares e vestibular, tudo sendo realizado praticamente no mesmo momento, parece difícil pensar em ter tempo para o lazer, não é mesmo? Mas, esse descanso é fundamental para que o vestibulando consiga aproveitar de forma efetiva os seus estudos. Sair com os amigos, ir ao cinema ou mesmo se permitir não fazer nada é importante para dar um alívio para o corpo e para a mente.
Durma bem
Nervosismo e ansiedade são sentimentos comuns na reta final da preparação para o vestibular. Por conta dessa pressão, muitos jovens não conseguem dormir direito e isso terá reflexo nos estudos e, consequentemente, nas avaliações.
Uma boa noite de sono é fundamental para que o cérebro consiga armazenar os conteúdos estudados durante o dia. Mas, se o adolescente não dorme o suficiente, a sensação de cansaço e sono durante os estudos irá dificultar a internalização dos temas. De acordo com o painel realizado por especialistas da National Sleep Foundation, nos Estados Unidos, adolescentes entre 14 e 17 anos devem dormir em torno de 10 horas por dia.
Confie no seu potencial
A motivação é um ponto importante para a vida de todas as pessoas, ainda mais quando estamos passando por um processo de avaliação. Acreditar no seu potencial, pois você já estudou bastante, e se manter positivo nesta reta final da preparação para o vestibular é muito importante e te ajudará a manter a tranquilidade durante a prova.