Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Preparação para o vestibular: o que fazer para impulsionar os estudos na reta final?

vvestibular

Com a aproximação das datas dos principais vestibulares do país, é comum os estudantes  começarem a projetar estratégias que possam ajudá-los a impulsionar os estudos nesta reta final da preparação. Manter uma boa organização e tentar controlar a ansiedade são pontos importantes para que o aluno consiga obter bons resultados.

Mas, vale destacar que aliar os estudos com momentos de lazer é fundamental, pois a sobrecarga pode acabar prejudicando o vestibulando. Para auxiliar os alunos neste momento importante, listamos algumas dicas interessantes para quem busca impulsionar a preparação para o vestibular, sem comprometer seus compromissos escolares e pessoais.

Encontre o seu ritmo de estudo

Na reta final da preparação para o vestibular, é comum o cansaço atingir o aluno, por isso, muitos preferem diminuir o tempo dedicado para essa atividade de forma gradativa. No entanto, alguns estudantes aproveitam essa proximidade para intensificar a preparação, focando principalmente nas disciplinas que eles apresentam mais dúvidas.

O ideal a se fazer neste momento decisivo é encontrar um ritmo de estudo que se encaixe com o seu perfil, mantendo sempre o equilíbrio, pois como mencionado no início a sobrecarga de estudo pode ter efeito contrário, prejudicando o desempenho do jovem no exame.

Valorize os momentos de lazer

Com provas escolares e vestibular, tudo sendo realizado praticamente no mesmo momento, parece difícil pensar em ter tempo para o lazer, não é mesmo? Mas, esse descanso é fundamental para que o vestibulando consiga aproveitar de forma efetiva os seus estudos. Sair com os amigos, ir ao cinema ou mesmo se permitir não fazer nada é importante para dar um alívio para o corpo e para a mente.

Durma bem

Nervosismo e ansiedade são sentimentos comuns na reta final da preparação para o vestibular. Por conta dessa pressão, muitos jovens não conseguem dormir direito e isso terá reflexo nos estudos e, consequentemente, nas avaliações.

Uma boa noite de sono é fundamental para que o cérebro consiga armazenar os conteúdos estudados durante o dia. Mas, se o adolescente não dorme o suficiente, a sensação de cansaço e sono durante os estudos irá dificultar a internalização dos temas. De acordo com o painel realizado por especialistas da National Sleep Foundation, nos Estados Unidos, adolescentes entre 14 e 17 anos devem dormir em torno de 10 horas por dia.

Confie no seu potencial

A motivação é um ponto importante para a vida de todas as pessoas, ainda mais quando estamos passando por um processo de avaliação. Acreditar no seu potencial, pois você já estudou bastante, e se manter positivo nesta reta final da preparação para o vestibular é muito importante e te ajudará a manter a tranquilidade durante a prova.

Apresentamos no artigo de hoje algumas dicas simples que os jovens devem seguir nesta reta final da preparação para o vestibular. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra os principais benefícios da prática de atividades físicas na adolescência

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This