Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Mudança de colégio: Saiba como descobrir se a escola é boa ou não para o seu filho

conhecer nova escola

O processo de mudança de colégio do filho costuma ser bastante complexo para os pais e alunos. Uma das principais preocupações das famílias é em relação a qualidade do ensino, já que a formação da criança será compartilhada com a instituição de ensino.

Nesses momentos, é preciso que os pais avaliem cada escola com bastante atenção, verificando os pontos que são tidos como imprescindíveis para a família. Com essa análise detalhada, é possível saber com antecedência se a escola escolhida é boa para o seu filho ou não

Para ajudar os pais com esta difícil missão, listamos neste artigo os principais pontos que devem ser avaliados durante a busca pela escola ideal para o seu filho. Confira!

Busque informações sobre a metodologia do colégio

Conhecer a metodologia adotada pela escola é um passo importante para identificar se ela é realmente boa para o seu filho. Esse planejamento acadêmico está diretamente relacionado com a qualidade do ensino, além disso, dentro da metodologia são abordados outros aspectos fundamentais para a formação integral do aluno, como tolerância e respeito à diversidade.

Analise se a escola oferece os requisitos imprescindíveis para a família

Como abordado no início, é comum as famílias buscarem por instituições de ensino que ofereçam uma formação completa para os filhos, sendo que alguns requisitos são tidos como imprescindíveis. Por isso, antes de escolher a escola onde o seu filho irá estudar, a dica é verificar se ela contempla esses pontos.

Por exemplo, muitas famílias valorizam o ensino da língua inglesa, pois sabem da importância que é ser bilíngue nos dias de hoje. O mesmo acontece na educação de tempo integral, que oferece para as crianças, além da base educacional, o acesso a atividades esportivas e recreativas. Verificar se a instituição oferece esses requisitos é fundamental para que a decisão seja assertiva.

Conheça os profissionais da instituição

A escola compartilha com os pais a importante missão que é formar os alunos integralmente, os preparando para serem cidadãos de bem. Sendo assim, para descobrir se a escola é boa para o seu filho, oferecendo a ele uma educação de excelência, é essencial que os pais conheçam os profissionais que atuam na instituição de ensino.

Todos os membros da comunidade escolar contribuem direta ou indiretamente para a formação dos alunos, por isso, é importante que todos os colaboradores do colégio estejam preparados e unidos para alcançar esse objetivo. Como não é possível conhecer todos de uma só vez, é interessante que a família saiba ao menos quem serão os professores do seu filho e conheça também a equipe gestora da escola.

Essa iniciativa é importante para estreitar o relacionamento entre a família e a escola, o que facilita o processo de decisão, pois é possível identificar outras semelhanças entre a educação dos pais com o ensino oferecido pelo colégio.

Converse com pais e alunos da escola

Mais uma dica interessante para saber se a escola é boa ou não para o seu filho é conversando com pais e alunos que fazem parte da comunidade escolar. Esse bate-papo ajuda a levantar informações sobre o dia a dia no colégio, qualidade do ensino e atendimento às famílias. Conhecer a experiência real de outros pais te ajudará a decidir se o seu filho deve estudar ou não em determinada instituição de ensino.

No artigo de hoje, mostramos algumas maneiras de descobrir se a escola é boa ou não para o seu filho. Esses pontos te ajudarão a guiar o processo de escolha de uma forma mais eficiente e assertiva. Para continuar por dentro dos assuntos ligados à educação de crianças e jovens, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This