Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Educação e tecnologia continuarão aliadas no pós-pandemia?

pos pandemia

O ano de 2020 está sendo totalmente diferente devido a pandemia do novo coronavírus. A área de educação, por exemplo, passou por uma intensa transformação em pleno ano letivo. Todas as instituições de ensino do país precisaram se adaptar de forma rápida ao chamado ensino remoto.

Nesse novo formato, a tecnologia foi, sem dúvidas, a grande aliada de alunos e educadores. Internet, plataformas digitais, aplicativos móveis e uma série de outros recursos passaram a fazer parte do dia a dia das aulas remotas.

No início, como em todo novo processo, foi preciso bastante empenho e dedicação para que o aprendizado dos estudantes não fosse comprometido. Hoje, com mais de sete meses de atividades remotas é possível perceber que a tecnologia na área educacional veio realmente para ficar, com alunos e professores cada dia mais adaptados.

Na sequência deste artigo, vamos abordar como a parceria entre educação e tecnologia deve seguir no mundo pós-pandemia e o que os alunos tendem a ganhar com essa junção.

Um mundo de novas possibilidades

A pandemia trouxe uma série de desafios para todos. As mudanças geradas com o intuito de conter a disseminação do vírus também têm apresentado um mundo de novas possibilidades, inclusive para a área educacional.

Por mais que algumas instituições de ensino já adotassem os recursos tecnológicos no dia a dia, a experiência do ensino remoto colocou educadores e alunos em um intenso processo de imersão tecnológica.

Entre desafios e aprendizados, ficou claro que a tecnologia é um recurso atual e importante, que certamente deverá ser melhor explorado nas aulas pós-pandemia. As escolas terão que se adaptar a esse novo cenário, dando espaço para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuirão para a formação integral dos alunos.

O período de ensino remoto mostrou que é possível garantir uma aprendizagem significativa também fora da sala de aula, basta utilizar boas ferramentas tecnológicas que irão apoiar tanto o processo de ensino quanto o de avaliação dos alunos. Essa parceria com a tecnologia amplia o leque de possibilidades, dando novos papéis aos educadores e alunos.

Tecnologia e educação no pós-pandemia irá guiar uma nova era no processo educacional

Como mencionado, a parceria entre educação e tecnologia se fortaleceu muito durante esse ano por conta do ensino remoto. Alguns pontos certamente já foram transformados no processo de ensino-aprendizagem e seguirão após a pandemia do novo coronavírus.

Alguns aplicativos, softwares e canais digitais se manterão no dia a dia dos alunos também nas aulas presenciais, pois o retorno obtido foi bastante satisfatório. Já outras novidades também poderão ganhar um espaço diferenciado na educação dos estudantes, como os livros digitais.

Hoje, esses recursos não se limitam a ser uma versão online do livro físico tradicional, eles oferecem aos alunos um conteúdo totalmente interativo, com a possibilidade de ter links, vídeos, mapas entre outros recursos que ajudam a tornar o processo de aprendizagem ainda mais enriquecedor.

Todas as interações dos livros digitais são pensadas para complementar o conteúdo principal da obra, além de incentivar o perfil investigador dos alunos que seguem em busca de novos aprendizados.

O planejamento dos educadores após a pandemia certamente contemplará esses novos caminhos, traçando o que muitos especialistas acreditam ser a nova era da educação, com a tecnologia estando presente em boa parte do processo de ensino-aprendizagem.

Se você gostou das informações deste artigo e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre educação nesse período de pandemia, confira também em nosso blog o post que reúne dicas de como ajudar as crianças que estão no ensino remoto e em fase de alfabetização.

Pin It on Pinterest

Share This