O Ensino Médio é uma fase bastante complexa para os alunos, pois além dos novos conteúdos e todas as mudanças físicas e psicológicas que mexem com os jovens, é preciso intensificar a preparação para o vestibular. Dar conta de tudo isso sem prejudicar o desempenho nas avaliações escolares acaba sendo um dos principais desafios encontrados pelos estudantes nesta fase.
Mas, há maneiras de conciliar a preparação para o vestibular com as avaliações, que também são de suma importância para a formação dos estudantes, os ajudando inclusive a se prepararem para os exames externos, pois boa parte dos conteúdos trabalhados nas avaliações escolares são exigidos nos vestibulares e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
A seguir, reunimos algumas dicas simples para que você, jovem estudante, consiga obter bons resultados tanto nas avaliações escolares quanto no vestibular. Confira!
Faça um calendário com as datas das provas
O planejamento é essencial para que o jovem não esqueça dos seus compromissos escolares e possa organizar bem os seus estudos conforme a proximidade de cada avaliação.
A dica é montar um calendário com todas as datas importantes do ano letivo, como provas, trabalhos, feiras e estudos do meio. O estudante pode utilizar um calendário em papel ou mesmo aplicativos móveis, que enviam lembretes quando a data está se aproximando.
Esse plano te lhe ajudará a visualizar todos os seus compromissos escolares e inserir a preparação para o vestibular nesta rotina. Também é interessante colocar no calendário as datas previstas para os vestibulares das universidades que você pretende prestar.
Utilize as avaliações escolares como parte da preparação para o vestibular
Por mais que os formatos sejam diferentes, é interessante que o aluno use as avaliações escolares como parte da preparação para o vestibular. Como mencionado no início, muitos conteúdos abordados nestas avaliações são exigidos pelos principais vestibulares do país e também pelo ENEM.
Por isso, ao estudar para as provas escolares, você também estará revisando conteúdos importantes para o vestibular. Acompanhar as correções atentamente e esclarecer pontos que causaram dúvidas com o professor são formas eficazes de reforçar os estudos e minimizar os erros.
Faça da escola uma extensão dos estudos pré-vestibular
Por fim, mais uma dica importante para os jovens que buscam conciliar a preparação para o vestibular com as avaliações escolares é fazer do colégio uma extensão dos estudos pré-vestibular. Os professores, por exemplo, podem esclarecer algumas dúvidas pontuais do aluno após o término das aulas regulares. Além disso, como toda a turma está passando pela mesma fase, até mesmo os colegas podem ajudar em algumas questões.
Aproveitar os intervalos para estudar e fazer grupos de estudo para compartilhar aprendizados são excelentes formas de impulsionar a preparação. Sem falar que a escola, por meio da biblioteca, disponibiliza materiais ricos que ajudam os alunos no estudo pré-vestibular.
Apresentamos para você algumas dicas de como conciliar a preparação para o vestibular com as avaliações escolares. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!