Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas de leitura durante a infância

leitura

Desenvolver o hábito da leitura nas crianças é uma missão importante que os pais dividem com a escola. Além de impulsionar o processo de alfabetização e auxiliar o aluno em todo o período educacional, a leitura é capaz de levar as crianças para diversos lugares, ampliando o seu repertório cultural e desenvolvendo a criatividade dos pequenos.

Se você quer estimular a leitura do seu filho durante a infância, confira na sequência deste artigo algumas dicas de livros que podem te ajudar nesta importante missão.

O Sítio do Seu Lobato

Esse livro atravessou gerações e marcou a infância de muitas pessoas, por isso, é uma excelente indicação para o seu filho. Na obra, o Sítio do Seu Lobato é reinventado por meio da imaginação, dando estímulo à fantasia infantil. As crianças gostam muito da história, pois a diversão é garantida do início ao fim.

Alice e o Dino

O livro aborda o piquenique que a jovem Alice decide fazer com o seu amigo Dino. Em meio a diversas frutas e cores diferentes, os dois se divertem e aprendem bastante. A história é bem simples e de fácil leitura para os pequenos que estão passando pelo processo de alfabetização.

A invenção de Hugo Cabret

Para as crianças já alfabetizadas, um excelente livro que ajuda a estimular o gosto pela leitura é A invenção de Hugo Cabret. O jovem Hugo é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris no auge da década de 1930. Por meio de passagens secretas, o protagonista cuida dos gigantescos relógios do lugar, escuta seus compassos e observa os enormes ponteiros. A obra é ideal para estimular a imaginação das crianças durante a infância.

Pequeno Príncipe

O livro do francês Antoine de Saint-Exupery é um clássico que o seu filho pode ler na infância. Na obra, o pequeno príncipe toma conta de um planeta cujos únicos habitantes são ele próprio e uma flor. O protagonista viaja pelo universo de carona em um cometa e, nessas viagens, ele encontra outros personagens que o ensina uma série de lições filosóficas.

Meu Pé de Laranja Lima

O livro do autor José Mauro de Vasconcelos conta a história de Zezé que, com apenas seis anos, compartilha os seus sonhos e desabafos ao pé de laranja lima. Além de ser uma história que desperta a curiosidade das crianças, o livro também trabalha uma temática mais social, pois o personagem Zezé pertence à uma família grande e pobre.

Alice no País das Maravilhas

Esse é outro clássico que o seu filho pode ler durante a infância. O livro conta a história de um mundo maravilhoso, que é uma mistura da realidade e imaginação da pequena Alice. Com apenas 6 anos, a personagem segue um coelho branco através de um buraco no tronco de uma árvore e descobre um mundo repleto de novidades e curiosidades.

Reunimos no artigo de hoje alguns livros que são ótimos para estimular o gosto pela leitura durante a infância. Se você tem outras recomendações de livros que seus filhos amaram, compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This