Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas de como curtir o fim das férias escolares em casa

fim das ferias

O mês de janeiro costuma ser bastante aguardado pelas crianças e jovens devido as férias escolares, geralmente marcadas por passeios, viagens e atividades de lazer. Mas, neste ano a situação é bem diferente. Com a pandemia da covid-19, os planos de férias precisaram mudar e muitos estudantes estão passando esse período em casa, seguindo as recomendações de distanciamento social.

Diferentemente do que aconteceu no recesso do meio do ano, no qual a quarentena ainda era uma novidade, agora em janeiro é perceptível a exaustão de todos, inclusive das crianças e dos jovens.

Pensando em amenizar essa situação e proporcionar férias divertidas e alegres para os seus filhos, reunimos na sequência deste artigo dicas de como curtir os dias de folga em casa com os pequenos. Confira!

Jogos de tabuleiro

Férias é momento de descanso e diversão, mas também há espaço para aprender coisas novas. Se seus filhos já estão cansados de ficar em casa, indo do computador para o celular diversas vezes ao dia, que tal mostrar para eles um pouco do mundo dos jogos de tabuleiro?

Essa é uma chance interessante de recordar a sua infância e mostrar para os jovens o quão fascinante é essa atividade. Há muitas opções legais como xadrez, dama, batalha naval, banco imobiliário, entre outras.

Cozinhar em família

Passar as férias escolares em casa não precisa ser puro tédio, existem muitas atividades legais e que a família pode fazer junto. Cozinhar, por exemplo, é algo que interessa a todos, mesmo os pequenos que não possuem muitas habilidades, mas adoram participar das receitas.

Para animar a galera em casa, uma dica é escolher um dia da semana e montar um cardápio com os pratos preferidos de cada um. Depois, convide os filhos para participar da preparação, pode ser separando os ingredientes, ajudando na organização das louças e até mesmo colocando a mão na massa.

Além de ser uma tarefa divertida e saborosa, cozinhar em família nessas férias certamente renderá ótimas recordações. Aproveite!

Maratona de séries

Se tem uma coisa que os jovens amam são séries. As plataformas de streaming facilitaram ainda mais o acesso a esses conteúdos, então, é interessante aproveitar as férias em casa para maratonar com o seu filho.

A escolha da série deve ser feita em conjunto e de acordo com a indicação etária do conteúdo. Uma opção legal é deixar o filho selecionar a série que quer maratonar em família e depois os pais escolhem a próxima, assim todos se divertem e conhecem coisas novas.

Reforme objetos ou móveis

A quarentena está sendo um período de mudanças para todos e que tal aproveitar as férias para dar uma cara nova a algum objeto da sua casa? As crianças amam atividades que “colocam a mão na massa”, então pintar uma cadeira ou envelopar um móvel são tarefas simples, mas que irão envolver toda a família.

Vale fazer um projeto com os filhos de como realizar a reforma. Pesquise materiais, faça simulações e deixe a criatividade rolar solta. No final, vocês terão um objeto ou móvel que será uma lembrança especial dessas férias em casa.

No artigo de hoje, reunimos algumas dicas de como curtir o fim das férias escolares em casa. Se você gostou e quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação de crianças e jovens, não deixe de acompanhar as próximas publicações do nosso blog.

Pin It on Pinterest

Share This