Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Desenvolvimento infantil: dicas de brincadeiras educacionais entre pais e filhos

picnic

O processo de formação integral das crianças passa por uma série de fases, sendo que em todas elas a participação ativa dos pais é fundamental. Por isso, brincar com o seu filho é tão importante e pode ajudá-lo de diversas maneiras.

Simples brincadeiras do dia a dia podem auxiliar as crianças no desenvolvimento cognitivo, físico e emocional. Quando bem direcionadas pelos pais, essas atividades são capazes de unir diversão e muitos aprendizados.

Se você quer aproveitar melhor o tempo ao lado do seu filho, confira na sequência deste artigo algumas dicas de brincadeiras educacionais que você pode começar a realizar hoje mesmo.

Piquenique em casa

Muitos pais deixam de realizar brincadeiras com os filhos durante a semana por conta da falta de tempo para passear com os pequenos. Por isso, vamos apresentar algumas dicas de brincadeiras educacionais que podem ser realizadas em casa. O tradicional piquenique que faz tanto sucesso nos parques aos finais de semana pode ser adaptado para um jantar diferente entre pais e filhos.

Na própria sala, a família pode montar um pequeno espaço onde todos irão saborear diferentes alimentos. Para ser mais prático, os pais podem separar um dia da semana para que o jantar seja lanches naturais, frutas e sucos, assim como nos piqueniques no parque. Para o clima ficar ainda mais agradável, é interessante colocar umas músicas de fundo, dê preferência as canções que o seu filho gosta.

Durante a brincadeira, é importante conversar sobre os alimentos, estimular o desenvolvimento do paladar da criança e envolvê-la tanto na preparação quanto na arrumação da sala no pós-piquenique.

Dia da música

As crianças gostam bastante de descobrir os sons desde a primeira infância. Quando aprendem a cantar, as músicas se tornam verdadeiras paixões dos pequenos. Promover o dia da música em casa é uma ótima brincadeira educativa para realizar com os filhos.

Quem tem Karaokê pode utilizar o equipamento para estimular os pequenos a soltarem a voz. Caso não tenha, até mesmo uma escova de cabelo pode ser feita de microfone para garantir a diversão de todos. Ao cantar, os pequenos desenvolvem a linguagem oral e também corporal, já que a dança também estará presente na atividade.

Crie um filme da família

Hoje, os smartphones e tablets estão presentes no dia a dia das crianças e uma forma interessante de usá-los nas brincadeiras educativas entre pais e filhos é criando um filme da família. Para tornar a atividade mais interessante, os pais podem montar um roteiro da gravação junto com a criança, podendo escolher um tema para o filme ou somente registrar parte da rotina da família.

Essa é uma brincadeira que irá durar alguns dias, pois envolve a produção do roteiro (que ajuda a desenvolver a escrita, a leitura e o raciocínio das crianças), as filmagens e a edição do filme. A atividade pode ser encerrada em uma sessão de cinema em casa, na qual a família irá assistir ao filme e ainda se deliciar com muita pipoca.

No artigo de hoje, apresentamos dicas de brincadeiras educacionais que os pais podem realizar em casa junto com os filhos, ajudando no desenvolvimento infantil. Aproveite e veja também em nosso blog o post que ensina algumas maneiras de incentivar os jovens a manterem uma rotina ativa de estudos.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This