Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça os benefícios das atividades extracurriculares para a formação integral do estudante

extra curricular

Internalizar os conteúdos trabalhados no currículo tradicional é algo fundamental para que os alunos saiam da escola com uma base sólida de conhecimentos que os ajudarão na vida pessoal, profissional e, claro, acadêmica. Mas, para obter a formação integral, é imprescindível que o aluno desenvolva outras habilidades cognitivas, motoras e afetivas, que são projetadas nas atividades extracurriculares.

Em boa parte dos casos, as próprias instituições de ensino oferecem aos alunos uma programação com atividades esportivas, recreativas, de música, gastronomia ou idiomas. Geralmente, elas são escolhidas pelas crianças conforme a área de interesse e aptidões de cada um. Por isso, desde o inicio, as atividades extracurriculares dão aos alunos uma autonomia importante, fazendo com eles deixem de ser simples receptores de conteúdos e passem a ser cada vez mais responsáveis pelo desenvolvimento da própria aprendizagem.

Na sequência deste artigo, vamos listar os principais benefícios que as atividades extracurriculares proporcionam para a formação integral do estudante. Confira!

Reencontro com a motivação

Durante a longa trajetória escolar, pode ser que o aluno encontre dificuldades em uma ou mais disciplinas. Quando isso acontece e as notas ruins começam a surgir, é comum o jovem ficar desmotivado e, em alguns casos, passa até a duvidar da sua própria capacidade.

No entanto, quando esse estudante está envolvido em uma atividade extracurricular que ele realmente gosta, as chances de reencontrar a motivação são muito maiores. Isso porque, ao se ver talentoso em esportes, artes ou música, por exemplo, o aluno começa a desenvolver uma visão positiva de si mesmo. Com o fortalecimento da autoestima, o estudante seguirá mais confiante para mudar o seu desempenho escolar, pois ele se sentirá novamente capaz de superar todas as barreiras.

Regras e disciplina para o sucesso

Nas atividades extracurriculares, são intensificados alguns pontos já trabalhados nas aulas regulares, como o cumprimento de regras e fortalecimento da disciplina para alcançar bons resultados. Porém, por envolver ações que são extremamente agradáveis para os alunos, como os jogos esportivos, a internalização da importância da disciplina e de seguir as regras e combinados estabelecidos ocorre de maneira mais rápida e natural.

O interessante é que esse aprendizado será replicado na rotina escolar do aluno, bem como em outras experiências que ele tiver dentro e fora do colégio. Essas características são importantes para a formação integral e convívio em sociedade.

Controle das emoções

Outro ponto importante desenvolvido nas atividades extracurriculares é o controle das emoções. Muitas vezes, as crianças têm dificuldades em lidar com situações que não saíram como elas esperavam e isso precisa ser contornado ainda na infância, evitando que o aluno cresça sem saber conviver com as frustrações.

Nas atividades extracurriculares, geralmente as crianças aprendem algo, treinam bastante e demonstram todo esse aprendizado em um campeonato ou apresentação. Durante a preparação, o primeiro sentimento que surge é a ansiedade. Depois, no momento de apresentar o que aprendeu, o nervosismo toma conta. Por fim, caso a criança não tenha conseguido alcançar o resultado que esperava, bate logo uma grande frustração, acompanhada da tristeza.

Para evitar que essas emoções prejudiquem o desenvolvimento do aluno, é importante que a escola trabalhe com os estudantes o controle das emoções, mostrando a eles que é preciso ter tranquilidade para se preparar, que a calma ajudará a lembrar de tudo o que foi planejado para a apresentação e que mesmo que o resultado não tenha sido o esperado, o importante é se dedicar e dar o melhor de si. Além de aprender a controlar as emoções, os estudantes passam por um processo enriquecedor de amadurecimento durante as atividades extracurriculares.

Agora que você conheceu alguns dos benefícios proporcionados pelas atividades extracurriculares, te convidamos para ler em nosso blog o post que mostra como a ansiedade atrapalha o desempenho escolar dos jovens.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This