Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça as habilidades que a escola ajuda o seu filho a identificar e a desenvolver

habilidades]

Durante toda a infância, as crianças aprendem e desenvolvem habilidades que são fundamentais para a sua formação integral. Parte dessas habilidades são aprendidas ainda em casa com o auxílio dos pais, como andar e manusear objetos. Com o passar do tempo, as necessidades das crianças mudam e elas precisam adquirir novas habilidades para interagir com o mundo ao seu redor.

Nesta fase, os pequenos entram no ambiente escolar que irá apresentar uma série de novas habilidades. É importante esclarecer que as habilidades estão relacionadas ao saber fazer, por isso, ao chegar na escola o aluno começa a ter contato com importantes habilidades educacionais, como ler, escrever, relacionar informações, analisar fatos, resumir e compreender argumentos.

Mas, como será que a escola consegue ajudar o seu filho a identificar e a desenvolver habilidades cognitivas, sociais, comportamentais e emocionais? Para aproximar as famílias deste importante trabalho de formação dos estudantes, vamos apresentar na sequência deste artigo alguns pontos sobre o trabalho realizado por bons colégios em relação ao desenvolvimento das habilidades. Confira!

Saiba como é planejado o trabalho com as habilidades

Como mencionado no início, os alunos aprendem e desenvolvem na escola uma série de habilidades importantes para a sua formação. Mas, diferentemente do que muitas pessoas acreditam, não há aulas que ensinam determinadas habilidades. Esses pontos fazem parte do planejamento pedagógico da escola e são inseridos nas atividades de todas as disciplinas.

Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) são os responsáveis por estabelecer em todo o Brasil as habilidades e as competências que as crianças e os jovens devem dominar em cada série da educação básica. Com base nesses parâmetros, as escolas projetam os conteúdos e as atividades que ajudam a identificar e a desenvolver as habilidades, respeitando sempre a faixa etária dos alunos.

Habilidades e a formação integral dos alunos

Para ser eficaz, o trabalho de identificação e desenvolvimento das habilidades tem início ainda na Educação Infantil, fase fundamental para o aprimoramento de habilidades motoras básicas e finas, como andar, correr, pular,  pintar, manusear lápis, talheres e demais objetos. Esses são aprendizados importantes para que o estudante consiga evoluir e participar ativamente das atividades escolares.

Durante essa etapa inicial, que inclui as primeiras séries do Ensino Fundamental, a escola também auxilia na identificação e no desenvolvimento de outras habilidades essenciais para a formação integral dos estudantes, como: comunicação oral, orientação espacial e temporal, socialização e atitudes emocionais.

Conforme relatado no início, todas essas habilidades são trabalhadas concomitantemente com o ensino das disciplinas escolares, utilizando como base para o desenvolvimento contextos autênticos, que permitem que o aluno aprimore ou aprenda uma nova habilidade ao mesmo tempo em que assimila o conteúdo e vice-versa, uma etapa completando a outra.

Você conferiu no artigo de hoje alguns detalhes sobre como a escola ajuda a identificar e a desenvolver habilidades fundamentais para a formação integral dos alunos. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This